Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< SOROCABA Sorteio de apartamentos é marcado por emoção e reúne 500 candidatos A relação de contemplados pôde ser acompanhada pela internet

Publicada em 30/06/2016 às 06:13
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Assis Cavalcanti/Secom)
O sorteio de 500 apartamentos remanescentes do Residencial Jardim Altos do Ipanema, na manhã desta quarta-feira (29), deu-se em meio à emoção. Os munícipes que estavam no Ginásio Municipal de Esportes, quando tinham seus nomes anunciados, choravam, abraçavam familiares e se ajoelhavam para agradecer a Deus.
 
Um deles, Valdir Camargo, acompanhou o sorteio. “Eu era motoboy e sofri um acidente, que paralisou meu lado esquerdo. Achei que nunca iria conseguir dar uma casa para meus três filhos”, contou emocionado. O sorteio iniciou-se depois das 10 horas e terminou por volta de meio-dia. 
 
A secretária da Habitação e Regularização Fundiária, Júlia Galvão Andersson, desejou boas-vindas aos presentes e justificou a ausência do prefeito Antônio Carlos Pannunzio. Segundo ela, Pannunzio não pôde estar no sorteio, mas enviou um abraço. Ela disse, ainda, que o prefeito estava em Brasília cuidando de assuntos sobre residenciais de Sorocaba.
 
Segundo a Guarda Civil Municipal, aproximadamente 500 pessoas compareceram ao ginásio, contudo a presença não era obrigatória. A maioria dos 6.776 munícipes considerados habilitados ao sorteio pôde acompanhar pela internet. A empresa que fez o serviço de divulgação atendeu a um edital de chamamento da Prefeitura. 
 
O sistema de sorteio foi desenvolvido por uma equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão, em 2014. O chefe da divisão de sistemas, William Moreira Finamore, um dos criadores, explicou que hoje a forma de sortear em Sorocaba está servindo de inspiração para outros municípios. 
 
SORTEADOS – A primeira sorteada foi Rosângela Aparecida Zacarias, que não estava presente. Foram lidos os nomes seguintes e a quinta contemplada na lista prioritária para titulares deficientes, a motorista Érika Oliveira Martins, estava no ginásio. Ela gritou de alegria e, muito emocionada, cumprimentou a secretária e os funcionários da pasta. 
 
De acordo com a chefe de Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Sócio-Habitacional da pasta, Bianca Marchesin Botosso, todos os inscritos que não foram sorteados estão no cadastro reserva. “Mas fizemos um sorteio de 30% dos candidatos para hierarquizar essa reserva, levando mais uma vez em conta os critérios de vulnerabilidade”, explicou. 
 
A lista completa, inclusive com o nome das pessoas sorteadas e das que compõem o cadastro para reserva, já está disponível no site da Prefeitura. É preciso preencher o campo com o nome ou o CPF do candidato para saber se ele está em alguma lista. A relação será publicada no Jornal “Município de Sorocaba” desta sexta-feira, dia 1º de julho. 
 
Após a conclusão do sorteio, o computador utilizado foi lacrado e entregue à Guarda Civil Municipal, que ficará responsável pelo equipamento por 15 dias, prazo legal para um eventual pedido de perícia. “Todo o processo foi acompanhado por uma Comissão Técnica de Fiscalização e prezamos pela transparência e seriedade”, diz titular da pasta. 
 
O residencial fica na margem da Rodovia Emerenciano Prestes de Barros. São 2.160 apartamentos de 47 metros quadrados, divididos em sala, cozinha, banheiro e dois quartos, e, ainda, vaga de garagem. A Caixa Econômica Federal é financiadora e 94% do valor do imóvel são subsidiados pelo governo federal e estadual. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar