Sexta-Feira, 3 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< CULTURA Simpósio do Idoso tem início nesta quarta-feira

Publicada em 28/06/2016 às 05:12
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A abertura do Simpósio Municipal do Idoso ocorre nesta quarta-feira (29), às 9 horas, no Colégio Objetivo Sorocaba, localizado na Rua Arthur Gomes, 51, Centro. Com o tema “Envelhecimento Saudável”, o encontro prossegue até quinta-feira (30) e contará com uma programação gratuita, com oficinas, palestras e mesas-redondas ministradas por profissionais que atuam com a terceira idade no município.
 
Promovido pela Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sesc Sorocaba e Liga de Geriatria e Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba (PUC-SP), em parceria com o Objetivo Sorocaba, o encontro visa promover a discussão e a troca de experiências entre as instituições e os profissionais que atuam com a terceira idade, divulgar os serviços existentes na cidade e proporcionar aos idosos e estudantes de áreas da saúde o acesso a vários temas ligados a esse segmento e a práticas integrativas.
 
A programação contará com oficinas e quatro ciclos de palestras e mesa-redonda, abordando assuntos como a importância de atividades físicas, envelhecimento saudável, prevenção de quedas, mobilidade urbana, tecnologias, reabilitação, garantia de direitos e saúde mental, entre outros.
 
Uma das palestras será “Saúde Mental e Envelhecimento”, ministrada pelo psicólogo e psicoterapeuta Carlos Alberto Brunello Guerra. Na ocasião, o especialista vai abordar o ciclo do processo de desenvolvimento da vida, desde o nascimento até os 80 anos de idade, e os problemas que vão surgindo no decorrer dos anos. “Os problemas que temos ao envelhecer são decorrentes de acontecimentos que tivemos em nossa infância, como a depressão e outros problemas emocionais, só que com outra roupagem. O relacionamento que tivemos na primeira infância, com os nossos pais, amigos, na escola, vão ter reflexo no futuro”, explica o psicólogo.
 
De acordo com a Coordenadoria do Idoso, 239 pessoas de Sorocaba e outras cidades da região, principalmente idosos e estudantes do Ensino Superior, inscreveram-se e garantiram vaga em ao menos uma das atividades do simpósio.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar