Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< REGIÃO Monumento 'Marco da Paz' é inaugurado em cerimônia Araçoiaba da Serra recebeu o 27º monumento em prol da paz mundial

Publicada em 26/06/2016 às 08:29
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Germano Schonfelder)
Foi inaugurado o monumento "Marco da Paz" em Araçoiaba da Serra, na manhã deste sábado (25), na Praça Coronel Almeida, situada no centro da cidade. O evento teve início com apresentações de percussão e coral do Projeto Guri, seguido do coral da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e apresentação de violino.
 
Durante a cerimônia, que teve como principal tema a busca pela paz no mundo, o organizador deste evento, Amir Massis, afirmou que esse monumento foi feito pela tranquilidade da região, demonstrando uma ação conjunta de diversas entidades civis que deram a sua colaboração para o marco. “É um sinal de que o cidadão comum pode agir e transformar sua cidade. Este projeto apartidário tem o custo apenas das iniciativas privadas, que reúnem um grande número de pessoas trabalhando pela paz." Massis ainda destacou que a sociedade é tomada pela violência, inclusive Araçoiaba da Serra, que recentemente teve um caixa explodido. “Nosso trabalho não é passivo nem pacífico, é real, buscando resultados positivos e possíveis. Vamos desenvolver o maior número de pessoas com conceito de que a prática da paz e não violência começa em casa, na nossa cidade, na praça central, envolvendo pessoas de todas as idades.”
 
O mensageiro da paz e idealizador do monumento, Gaetano Brancati Luigi, esteve presente durante a solenidade e recebeu a chave da cidade como homenagem. Falou sobre a importância da paz e do amor, que, segundo ele, atualmente estão ausentes no mundo. “Tem que saber compartilhar o conhecimento; a sobrevivência está tão difícil no nosso íntimo. Não temos tempo de continuar nosso lado espiritual e nos perdemos lamentavelmente quando deveríamos cultivar o brilho da alma, porque, florescendo em nossa mente e no nosso coração, permite a força e nosso grito de recuperar os valores que estão esquecidos” declara. “Acima de tudo, a família, que não tem mais tempo de se encontrar na mesa como antigamente, hoje está ausente, e o mundo está tomado pela violência. Deus deu o poder divino, para a mulher e o homem, uma missão sagrada à construção da família no mundo.” 
 
Luigi finalizou o discurso dizendo, ainda, que sonha com a paz mundial há 55 anos, quando percebeu que no Pateo do Colégio, berço da cidade de São Paulo, não havia sino, e recorreu à Associação Comercial de São Paulo; e na colocação do sino, nasceu o Marco da Paz, em 1999. “Temos orgulho de ser visitado por escolas, pessoas, temos a dádiva de contar a minha história, é uma coisa divina que não tem preço no nosso coração. Coloquemos uma gotinha de amor na nossa mente para florescer a paz em nosso coração”, ressalta. “O amor é a chave da solução para viver como verdadeiros irmãos.”
 
Durante a solenidade, a prefeita Mara Melo agradeceu aos organizadores a oportunidade de a cidade receber o 27º monumento "Marco da Paz". “É de uma grandiosidade sem tamanho, sem valor, sem peso e sem limite. Portando a oportunidade que pessoas como o senhor Luigi, Amir, e todo esse coletivo e colegiado que trabalharam fortemente neste último mês pra que isso acontecesse, nós não temos aqui palavras para mencionar a nossa gratidão e alegria em recebê-los nesta manhã”, diz. 
 
Junto ao "Marco da Paz", a cidade recebeu de volta o obelisco em homenagem aos Pracinhas. “Estamos trazendo um busto de uma pirâmide invertida, é o conjunto de uma obra. Araçoiaba da Serra significa onde o Sol se põe e peço que vocês sejam guardiões do 'Marco da Paz' e obelisco dos Pracinhas pra que nunca mais um erro político tire a nossa história da nossa vida e nossa cidade.”
 
Ao final da cerimônia, cada envolvido recebeu uma homenagem do "Marco da Paz", e assim, o sino, que é símbolo do projeto, foi tocado. No catálogo do monumento já consta o nome de Araçoiaba da Serra.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar