Area Administrativa
Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

teste

buscar

<< SOROCABA Projeto busca encorajar denúncias contra estupro e violência doméstica

Publicada em 24/06/2016 às 06:35
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Um projeto de lei, com o objetivo de garantir às vítimas de violência doméstica, sexual ou psicológica, acolhimento especializado em todas as unidades de saúde de Sorocaba, foi protocolado ontem pelo vereador Carlos Leite (PT). 
 
Em seu projeto, Leite determina que o poder público municipal ofereça profissionais para acompanhar tais vítimas aos plantões policiais para registrar boletins de ocorrência, sempre que a Delegacia de Defesa da Mulher estiver fechada. 
 
Para o vereador, o projeto reforça a assistência e combate à violência doméstica que existe na cidade, superando os espaços que existem nessa rede. “Uma lacuna, por exemplo, é o não funcionamento permanente da DDM pelos sete dias da semana, 24 horas.”
 
Ele escreve, na justificativa do projeto, que em muitas vezes essas mulheres chegam envergonhadas à rede de ambulatórios e a postos de saúde e se sentindo culpadas pela situação de violência, quando acabam silenciando os sofrimentos. 
 
“É pensando nessas situações que sugerimos ter nos quadros de funcionários da rede de ambulatórios e postos de saúde um profissional, seja da área de saúde ou assistente social, que possa orientar e acolher as vítimas de violência doméstica”, explica. 
 
A Secretaria de Estado da Segurança Pública aponta, em suas estatísticas, que Sorocaba lidera seus índices em relação aos casos de estupros notificados nos quatro primeiros meses de 2016, já que foram 64, contra 53 no mesmo período de 2015. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar