Sexta-Feira, 5 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< CULTURA Museu de Arte Contemporânea abre vagas para voluntários interessados em mediação cultural e organização de obras

Publicada em 23/06/2016 às 06:49
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Divulgação)
Desde março, os sorocabanos têm a opção de frequentar o Museu de Arte Contemporânea (MACS) também em horário especial, às quartas-feiras, até às 21 horas. A novidade foi implementada graças à chegada de novos voluntários ao Museu e, desta vez, o Macs está recrutando pessoas interessadas em completar a equipe. A presidente do Museu, Cristina Delanhesi, explica que a inserção do novo horário somente foi possível com a criação do programa de voluntários, que tem como objetivo envolver a sociedade sorocabana com o Macs, além de proporcionar uma atividade educativa e ampliar a possibilidade de visitação. Os coordenadores Marta Silva e Thiago Consiglio são os responsáveis por ensinar os primeiros passos aos novos integrantes, que também devem ser treinados para as áreas de mediação cultural em exposições e organização da biblioteca. “É a possibilidade de que as pessoas tenham uma formação cultural, ao mesmo tempo em que colaboram com o Museu, mantendo contato com uma instituição consolidada e com profissionais da área cultural”, acrescenta Thiago. 
 
Além disso, o Museu de Arte Contemporânea busca, por meio do voluntariado, uma forma de viabilizar a ativação de sua biblioteca e a mediação nas exposições. “Para o projeto, buscamos pessoas comprometidas, proativas e interessadas no ambiente cultural”, destaca, por outro lado, sua coordenadora de marketing, Mariana Jacob.
 
O VOLUNTARIADO DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA - Atualmente, o Museu de Arte Contemporânea conta com quatro voluntárias, que atuam tanto na Biblioteca, quanto na mediação cultural, e uma voluntária na reserva técnica. “Enxergamos esses dois setores interligados. A pessoa faz um pouco dos dois”, completa Marina. 
 
O público atraído pelo projeto de voluntariado do Macs, segundo Thiago, é formado por jovens estudantes ou recém-formados em cursos superiores e que têm afinidade nas áreas de interesse do Museu e de Educação. Destaca ainda que o espaço para voluntários é aberto a toda a população, inclusive para a Terceira Idade. 
 
Para a socióloga Maria Paula Bueno, de 24 anos, voluntária do Macs, trabalhar na mediação cultural e na organização da biblioteca tem proporcionado diversas experiências importantes, tanto para sua profissão, quanto para sua vida pessoal. “Estou adorando. É uma oportunidade de vivências novas. Então, cada dia que eu venho aqui, acontece uma coisa diferente. Por isto, acho que as pessoas têm que conhecer o programa, pois as atividades são dinâmicas e fazem a gente pensar bastante no que é arte”, convida.
 
A sede do Museu de Arte Contemporânea fica no Chalé Francês, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária. Os interessados no programa de voluntários podem ainda obter mais informações pelo telefone (15)3233.1692 ou pelo e-mail educativo@macs.org.br 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar