Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Complexo Ferroviário é tombado pelo Condephaat

Publicada em 23/06/2016 às 06:31
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) aprovou o tombamento do Complexo Ferroviário de Sorocaba em reunião na segunda-feira (20). 
 
Conforme o arquiteto da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico, Antônio Chinelato Zagato, o Complexo reúne diversas características de um empreendimento férreo, como oficinas, estação, residências, armazéns, centro administrativo, pátio de manobras, entre outros edifícios.
 
Representante da expansão ferroviária no Estado, vinculada inicialmente ao cultivo do algodão e à produção pioneira da Imperial Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, e depois ao café, o Complexo contribuiu para a industrialização da região. É um dos mais completos conjuntos remanescentes da Antiga Estrada de Ferro Sorocabana. 
 
O tombamento feito pelo Condephaat também traz para a esfera de valorização pública o significado cultural desse patrimônio, e busca garantir a orientação de futuras intervenções, assegurando sua preservação pela comunidade. 
 
CONSULTA – Em iniciativa inédita, o órgão abriu no ano passado consulta pública online para receber contribuições da população paulista para a proposta de tombamento do local. O objetivo da consulta, que teve mais de 80 colaborações, foi ouvir a sociedade antes que fossem tomadas as decisões que impactassem o contexto urbano da cidade. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar