Sábado, 6 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< EDUCAÇÃO Escola passa a cuidar da Praça Panathlon

Publicada em 22/06/2016 às 06:12
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Secom)
A Secretaria de Serviços Públicos e a Escola Superior de Educação Sorocaba, mantenedora do Anglo na cidade, assinaram nesta terça-feira (21) o convênio que transfere à empresa a responsabilidade pela manutenção, ajardinamento e conservação da Praça Panathlon, localizada entre a Avenida Antônio Carlos Comitre e a Domingos Júlio, com a Rua Euclydes de Moura, no Parque Campolim.
 
O convênio foi firmado com base no Programa “Adote uma Praça”, criado pela Lei Municipal nº 5.172/96, de autoria do ex-vereador Gabriel Bitencourt. O programa autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com a indústria, comércio, igrejas, condomínios e demais organizações da sociedade civil, com o fim de promover o ajardinamento, a conservação e manutenção das praças, canteiros centrais, áreas verdes e sistemas de lazer.
 
Conforme ressalta o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, a parceria é uma boa forma de a Prefeitura contar com apoio na manutenção de espaços públicos e, em contrapartida, as empresas reforçam o compromisso com a cidade e com as pessoas. “São centenas de praças, parques, espaços públicos que a Prefeitura tem de cuidar e, claro, nem sempre é possível dar a atenção que merecem, por isso essas parcerias são bem-vindas”, disse.
 
Já o diretor da Escola, Marcos Mário Torres, explicou que a parceria com a Prefeitura está alinhada ao trabalho que a unidade de ensino desenvolve com alunos, pais e colaboradores, no sentido de despertar a consciência de preservação e valorização dos bens e recursos públicos para a melhor integração social. “Também temos na escola projetos de incentivo à prática esportiva, o que nos leva à identificação com a causa do Panathlon, desta praça”, afirmou.
 
Torres reforçou que, para o Anglo, cuidar da praça é uma forma de gratidão à cidade e ao esporte, porque a escola tem como uma das premissas o incentivo a todos os esportes. “É uma alegria poder cuidar dessa praça, pois desta forma estarmos participando da vida da cidade. É uma maneira de agradecer à sociedade o reconhecimento e o prestígio de muitos anos de atividade aqui”, conclui.
 
A cláusula segunda do convênio estabelece que a empresa deverá comunicar à Secretaria de Serviços Públicos as eventuais ocorrências de turbação na área, que importem na adoção de medidas urgentes para a defesa de sua dominialidade pública. Também deverá adotar os parâmetros técnicos, definidos no instrumento, relativamente ao procedimento que deve ser seguido no ajardinamento, conservação e manutenção da área definida na cláusula primeira.
 
Já a terceira cláusula diz que a conveniada terá de manter constantemente limpos gramado, canteiros, bancos, passarelas e caminhos existentes na área adotada. Por meio de seus profissionais, a pasta dará orientação para os cuidados com pragas, irrigação e adubação, inclusive orgânica, das plantas ali existentes.
 
A empresa também não poderá pintar, fixar pregos ou faixas de propagandas nos troncos de árvores, assim como não poderá cortar ou podar árvores sem autorização da pasta, que fará, caso julgue necessário, permanente fiscalização sobre os serviços constantes no convênio. A cláusula nona prevê que o descumprimento das obrigações assumidas pela conveniada, autoriza a rescisão unilateral do convênio por parte do Município, independente de notificação, sem prejuízo de possível indenização e perdas e danos.
 
Como contrapartida, após a conclusão dos serviços, a conveniante poderá colocar no local placa indicativa do programa, segundo os critérios e modelo especificados no convênio.
 
O convênio foi assinado pelo secretário Oduvaldo Denadai e o diretor da Escola, Marcos Mário Torres. A solenidade contou ainda com a presença do responsável pelo marketing da escola, Gilberto José de Camargo Barros, o presidente do Panathlon Sorocaba, Ademir de Barros (Paraná), e o vereador Francisco Moko Yabiku (também integrante do Panathlon).
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar