Sábado, 6 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< CULTURA Assédio moral levado ao extremo em `Contrações´

Publicada em 21/06/2016 às 06:21
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Divulgação)
“Contrações”, texto do inglês Mike Bartlett,ganha vida no palco do Teatro do Sesi de Sorocaba, em apresentações gratuitas nesta terça (21), quarta (22) e quinta-feira (23), sempre às 20 horas, trazendo a atuação ímpar de duas consagradas atrizes da dramaturgia brasileira contemporânea: Débora Falabella e Yara de Novaes.O espetáculo, vencedor de sete prêmios, chega à cidade depois de meses de sucesso em São Paulo e casas de espetáculo de muitas outras capitais do País.
 
O enredo de Bartlettnarra, por meio de um olhar amplificado, situações de assédio moral entre chefe e funcionária. Dentro desse contexto do mundo corporativo, surgem críticas sobre o próprio sistema capitalista de produção e a desumanização do trabalhador, forçado a exercer suas funções de forma sistemática, sem falhas ou presença de sentimentos.
 
A relação de poder e subordinação, nesse cenário social encarado por muitas empresas como padrão, ganha `status´ de normalidade no espetáculo, mesmo com um tom mais cômico. Para não perder o emprego, Emma, a funcionária interpretada por Débora Falabella, se submete a uma série de situações absurdas e abusivas para agradar sua gerente (Yara Novaes). Dividida entre gerar lucro para a empresa e realizar os caprichos da chefe, Emma deixa sua vida privada de lado e se rende à loucura.
 
A produção da companhia Grupo 3 de Teatro se diferencia da montagem londrinaoriginal pelo seu processo de adaptação. Para criar a versão brasileira, a equipe viajou pelo Interior paulista realizando ensaios abertos para quase 3 mil pessoas. Graças a esse laboratório, a peça foi reconstruída e modificada por meio das opiniões do público. O resultado é um espetáculo mais tropicalizado em questões de hábitos e costumes, mas também antenado com o cotidiano das empresas brasileiras. O que gera uma sensação de identificação mesmo por quem nunca passou por situações de assédio moral.
 
Os ingressos serão distribuídos 1hora antes de cada uma das três sessões do espetáculo, na bilheteria do próprio Teatro do Sesi, à rua Gustavo Teixeira, esquina com a rua Duque de Caxias, no bairro do Mangal. A iniciativa faz parte do projeto `Sesi Viagem Teatral´, que oferece à sociedade peças gratuitas e contribui para disseminar produções de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia, a diversos públicos.
 
O GRUPO 3 DE TEATRO - Criado por Débora Falabella, Gabriel Paiva e Yara de Novaes em 2005, o Grupo 3 de Teatro já foi responsável criativo pela montagem de quatro espetáculos: “A Serpente”, “O Amor e Outros Estranhos Rumores”, “O Continente Negro” e, agora, “Contrações”. Ainda em 2016, o grupo promete mais uma adaptação de Mike Bartlett, desta vez em “Love, Love, Love”. Divide sua pesquisa, assim, em projetos de cunho documental, social e de difusão e cria ações de democratização do acesso ao teatro e para a formação de novas plateias.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar