Sábado, 6 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< SAÚDE Hospital Veterinário Universitário será inaugurado 5ª

Publicada em 21/06/2016 às 06:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Será inaugurado nesta quinta-feira (23), em Sorocaba, o Hospital Veterinário Universitário do Município. Implantado pela Uniso (Universidade de Sorocaba), contará com infra-estrutura para o atendimento clínico e cirúrgico de animais de pequeno e grande porte - e de animais silvestres também. 
 
O espaço foi idealizado para servir às atividades práticas do curso de Medicina Veterinária da Uniso e está localizado em uma área ao lado da Cidade Universitária, à rua Rafael Lobo de Moraes, bairro de Brigadeiro Tobias.  
 
Há cerca de seis meses, o Hospital começou a atender, em caráter acadêmico, animais de pequeno porte e animais silvestres pertencentes ao professores e funcionários da Universidade. A inauguração vem marcar a expansão das atividades, com a entrega do setor de serviços voltados a animais de grande porte, como equinos, bovinos, ovinos e caprinos. A próxima etapa, segundo a Universidade, é estender o atendimento do Hospital à comunidade, com ações gratuitas. De acordo com o professor Fernando de Sá Del Fiol, reitor da Uniso, “nossa prioridade era implantar esse complexo hospitalar de modo que nossos estudantes pudessem completar plenamente sua formação acadêmica. Agora, com sua inauguração, iremos estudar de que forma poderemos ampliar os serviços, para que a população que não tem condições de arcar com custos de serviços veterinários também possa se beneficiar”. Segundo o reitor ainda, futuramente também será possível que os médicos veterinários da cidade utilizem o espaço.
 
De acordo com a professora Ana Carolina Porto, coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Uniso, alunos de todos os períodos estão participando de atividades no Hospital, para aulas e estágios. “Além do contato com as atividades práticas, como procedimentos clínicos, cirúrgicos e de diagnóstico, os estudantes adquirem também capacidades humanísticas por estarem em contato direto com os tutores dos animais”, ressalta ela.
 
MEDALHA CULTURAL – Por outro lado, durante a cerimônia de inauguração do Hospital Veterinário Universitário, também será outorgada a Medalha Cultural Dom Aguirre´2016 a três personalidades. A Medalha foi criada em 1986 pelo Conselho Superior da Fundação Dom Aguirre (FDA), mantenedora da Uniso e do Colégio Dom Aguirre. O objetivo é homenagear pessoas e instituições que tenham contribuído com o trabalho da FDA, voltado ao desenvolvimento social, educacional e cultural de Sorocaba e região. 
 
Os homenageados este ano serão Dawilson Menna Júnior, responsável pelo Setor de Engenharia da FDA; Etevaldo Queiroz Faria, advogado que presta assessoria jurídica para a mantenedora, e Helenice de Barros, administradora geral.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar