Sábado, 11 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< CULTURA Museu de Arte Contemporânea promove Hangout com artista

Publicada em 02/06/2016 às 06:09
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Divulgação)
Nesta quinta-feira (2), às 12 horas, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba promove um hangout com a artista Janaina Tschäpe. O bate-papo, transmitido pelo site do Museu (www.macs.org.br), será entre Janaina e a presidente da instituição, Cristina Delanhesi, em formato rápido e descontraído. A inscrição é gratuita, também pelo site do Macs e o interessado participa de onde estiver. O Hangout proporciona uma experiência diferenciada às pessoas, pois as sessões permitem que tenham um contato mais próximo com a arte contemporânea, por meio de um diálogo descontraído entre o museu e os artistas. “É uma ação importante, que faz com que o público fique mais próximo da Arte Contemporânea, por meio do acervo do nosso Museu. É uma experiência muito rica para todos, porque aproxima quem faz a arte de quem a aprecia”, analisa Cristina.
 
Segundo Daniela Bousso, historiadora, crítica e curadora de Arte Contemporânea e Novas Mídias, além de ex-diretora do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, “a artista, de certa forma, incorpora a vida como matéria-prima em seu trabalho: a possibilidade de transformar tudo em ficção parece ser a razão de criar. Seu imaginário é feito de cenografias, nas quais ela mesma se insere". Janaina Tschäpe explora, em seus trabalhos, toda a multiplicidade de meios de que dispomos na contemporaneidade em pinturas, desenhos, fotografias, vídeos e esculturas. A alemã, criada em São Paulo e atualmente residente em Nova York, transita entre representações, alusões e abstrações de paisagens. Essa tendência reflete a crença de Tschäpe em paisagens como memórias, como coisas efêmeras compostas de recordações de lugares já vistos anteriormente ou já visitados. As justaposições de cores, principalmente em suas pinturas, também expressam como as emoções afetam nossa percepção de paisagens, criando uma sensação de profundidade, por meio das formas e camadas. Incorporando elementos do universo aquático, plantas e da vida humana, essas criaturas também revelam o interesse da artista e sua forte ligação com o mar e as suas várias dimensões ocultadas. 
 
Desta forma, Tschäpe recorre a esse espaço inexplorado, imaginando não só formas híbridas não descobertas, mas igualmente dimensões fluidas de tempo e espaço. Muitas de suas paisagens podem ser vistas como marinhas, pois possuem formas de livre flutuação, que retratam um mundo no qual o tempo parece mais lento. 
 
A ARTISTA - Janaina Tschäpe nasceu em 1973, em Munique, Alemanha, e foi criada na cidade de São Paulo. Ela recebeu seu bacharelato em Artes Visuais na escola Hochschule Bilende Kuenste, em Hamburgo, e concluiu mestrado em Belas Artes, pela Escola de Artes Visuais, em Nova York. Atualmente, vive e trabalha no Brooklyn, em Nova York.
 
Esta ação do Museu sorocabano faz parte do projeto “Falando de Arte”, lançado oficialmente pela instituição em março. Os objetivos incluem promover um diálogo entre o público e os artistas em mais duas frentes, além do Hangout: Blog, com os conteúdos de interesse no blog do Museu, e entrevistas, por meio da divulgação de vídeos, com entrevistas dos artistas, nas redes sociais (YouTube e Facebook) da instituição. A inscrição para assistir ao bate-papo desta noite deve ser feita no site do Museu de Arte Contemporânea: www.macs.org.br . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233.1692.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar