Area Administrativa
Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

teste

buscar

<< SOROCABA Cidade promove Semana do Lixo Zero

Publicada em 29/05/2016 às 05:57
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A Prefeitura faz, a partir desta segunda-feira (30), a Semana Municipal do Lixo Zero, em comemoração ao Dia Municipal do Lixo Zero, conforme institui a lei municipal nº 11.290/2016. Até o dia 3 de junho, serão desenvolvidas oficinas, plantio de árvores e campanhas em alguns espaços públicos, voltados aos servidores públicos e à população em geral. O principal objetivo da programação é promover o conceito Lixo Zero, criando alternativas de gestão sobre os resíduos que são gerados, a fim de garantir os recursos naturais para as próximas gerações. 
 
Durante a semana, a equipe de Educação Ambiental também divulgará dicas de economia de material de escritório no ambiente de trabalho. Ainda divulgará a Secretaria de Meio Ambiente como ponto de coleta de pilhas e baterias de celular usadas. A gestão de resíduos dentro do ambiente de trabalho é parte das ações do Programa “A3P” (Agenda Ambiental na Administração Pública), voltado ao servidor municipal, quanto ao uso racional dos recursos e à qualidade de vida no ambiente de trabalho. Iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, o objetivo do A3P é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades público. Sorocaba participa do programa desde novembro de 2014.
 
PROGRAMAÇÃO - Hoje, das 9 às 16 horas, seguem oficinas demonstrativas para se reaproveitar materiais descartáveis. Na ocasião, o público vai aprender a utilizar jornal para fazer saquinho para cesto de lixo e filtro de café, para decorar porta-retratos e caixinhas. A ação é aberta ao público e será executada no andar térreo do Paço, no Alto da Boa Vista. Não é necessário inscrever-se.
 
Na terça-feira (31), das 9 às 11 e das 14 às 16 horas, a pasta fará o plantio de cerca de 250 árvores nativas e frutíferas em duas áreas públicas do Jardim Nova Esperança, que são utilizadas frequentemente para o descarte irregular de entulho. A ação terá a participação da comunidade local, como alunos da EM “Prof. Benedito José Nunes”, Centro de Educação Infantil “Elvira Nani Monteiro” (CEI 33), Centro de Educação Infantil “Profª Yolanda Prestes Neder” (CEI 71), Território Jovem Nova Esperança e Pastoral do Menor. Uma área está localizada no fim da Rua Paula Mayer Cattini e a outra, ao lado da EM “Prof. Benedito José Nunes”. 
 
A programação prossegue na quarta-feira, dia 1º de junho, das 11 às 14 horas, numa ação educativa com os servidores públicos municipais no refeitório do Paço. Na ocasião, será desenvolvida a Campanha "Traga a sua Caneca". Outra atividade da Semana Municipal do Lixo Zero se dará na quinta-feira (2), das 10 às 11 horas, com uma campanha de troca de livros na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Avenida Rudolf Dafferner, 108, no Alto da Boa Vista. Qualquer pessoa pode participar, basta levar um ou mais livros de literatura nacional ou estrangeira para qualquer faixa etária. 
 
Para encerrar a programação, na sexta-feira (3), às 14 horas, haverá uma oficina gratuita de horta com reaproveitamento de materiais no Centro de Referência de Assistência Social Central. Na ocasião, a equipe da pasta levará mudas de hortelã, menta, manjericão e capim-cidreira, entre outras ervas, e ensinará a população a fazer uma horta em casa utilizando garrafa pet, pote de margarina, caixa de leite, por exemplo. A atividade é voltada a qualquer pessoa interessada. Para participar, basta comparecer ao Cras, que fica na Rua Senador Feijó, 83, no Centro.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar