Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Após 26 meses da queda da estrutura, Arena Multiúso deve ser entregue

Publicada em 29/05/2016 às 05:56
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Fernando Rezende)
A Arena Multiúso, localizada nas margens da Rodovia Raposo Tavares, na altura do quilômetro 106, está prestes a ser entregue para a população sorocabana. Apesar de ser objeto de grande valor para o meio esportivo, ela cercou-se de polêmicas desde que passou por um incidente no começo de 2014 quando uma tempestade, na noite do dia 9 de fevereiro, provocou a queda da estrutura e tudo desabou. No momento dos fatos, chovia e ventava forte, e não havia ninguém no local, apenas um vigilante afastado em outro ponto do terreno da arena.
 
Passados meses, seguiu-se uma longa trajetória de empresas contratadas para fazer laudos técnicos sobre o ocorrido, comissões de vereadores para se saber o que aconteceu, adiamentos de entregas e estipulações de novas datas para a Arena estar apta para ser usada. A novela agora tem promessa de entrega no mês que vem.
 
Um dos laudos, produzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas, apontou falhas no projeto e no cálculo da estrutura metálica, o que causou o desabamento. As obras só foram retomadas em janeiro de 2015, quando a Prefeitura previa que a construção estaria finalizada em dezembro do mesmo ano.
 
TRABALHOS FINAIS - A arena começou a receber concretagem no espaço entre a quadra e a arquibancada na segunda-feira (23). Dois lados já haviam recebido o material e a expectativa é de que todo o serviço fosse finalizado no fim daquela tarde. Funcionários da Progredior, empresa responsável pela obra, também faziam a limpeza de uma das arquibancadas. 
 
As arquibancadas laterais terão cada uma sete escadas de acesso às cadeiras; já as que ficam atrás das traves (gols) terão três escadas cada uma. A capacidade é para atender a quatro mil pessoas sentadas; as cadeiras já estão na Arena. Também houve a colocação de vidros nas esquadrias de alumínio de entrada. Todo serviço tem acompanhamento de técnicos da Prefeitura e funcionários da empresa Sistema Pri Engenharia, que faz monitoramento e fiscalização de empreendimentos públicos.
 
O local terá capacidade para cerca de 5 mil pessoas e a obra tem seu valor estimado em números atualizados de R$ 16,7 milhões. O ginásio foi construído numa parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado. A conclusão e entrega das obras estavam previstas para abril de 2014. A previsão e expectativa é de que 26 meses depois a Arena seja usada. O principal prejudicado com o acidente foi o time do Sorocaba Futsal, do craque Falcão, que mandou jogos em outras cidades e em um espaço provisório localizado na Avenida Dom Aguirre.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar