Area Administrativa
Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

teste

buscar

<< SOROCABA Busca por casa própria tem fila longa e confusão com candidatos Prazo de inscrições é prorrogado até a próxima quarta-feira (25)

Publicada em 21/05/2016 às 07:57
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Fernando Rezende)
A busca pelas 500 vagas remanescentes de casas no Residencial Jardim Altos do Ipanema II foi grande nesta sexta-feira (20) na unidade descentralizada da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, situada na Avenida Dr. Afonso Vergueiro. O que seria o penúltimo dia do cadastro de famílias, a fila, que começava na porta do prédio, dobrava o pontilhão da Rua Padre Luiz e percorria toda a extensão da Rua Gonçalves Magalhães. 
 
Ontem à tarde, a pasta prorrogou até a próxima quarta-feira (25) o prazo de inscrições destinadas ao preenchimento das vagas remanescentes e 200 de cadastro reserva do residencial. A entrega de credenciais seria encerrada ao meio-dia deste sábado (21). Contudo os candidatos que esperaram durante toda a manhã, em desacordo com o fim da entrega de senhas, manifestaram-se à tarde. Segundo a Urbes, na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, entre as ruas Francisco Scarpa e Miranda Azevedo, foi feito desvio de quadra.
 
Segundo moradores, o movimento alto no imóvel da Secretaria começou durante a madrugada, quando muitas pessoas chegaram cedo para garantir o cadastro para o sorteio das casas. A feirante Claudinéia Alves, 37 anos, chegou às 4h30 ao local. Já na porta do prédio, ela contou que esperava pela filha que trazia um documento. “Fiquei sabendo na quinta-feira e fui tirar e imprimir os documentos. Como estava em serviço, só consegui vir hoje mesmo.”
 
Também uma das que chegou cedo, a diarista Islene Machado disse que a fila chegava ao pontilhão desde a hora em que chegou, às 5h30. “Eu sabia desde o começo da semana, mas só pude vir hoje, porque estava fazendo curso e não tive tempo de vir”, explicou a diarista, que torce para ser sorteada, deixar de pagar o aluguel e ter uma casa para morar com seus dois filhos. 
 
Sem poder vir antes, a aposentada Isaura Bueno, 66 anos, contou que, mesmo estando no fim da fila, no final da Rua Gonçalves Magalhães, não desistiria da tentativa de se cadastrar no Programa do governo municipal. “A gente, quando não tem condições de ter uma moradia, tem de se esforçar”, salientou a aposentada, acompanhada pela amiga, a auxiliar de limpeza Rosa Maria Zubcov, 49 anos, que também não iria desistir do cadastro, apesar da fila. “Com fé em Deus, vou conseguir porque preciso muito”, disse.
 
Um pouco mais adiante e com a filha de um ano e sete meses dormindo no braço, a autônoma Karla Azarias, 29 anos, explicou que não tinha com quem deixar a pequena Madelyn. Já mãe de um menino de 9 anos, a dona de casa também não pretendia deixar a fila. “Conseguir a casa seria uma grande conquista. Fazer o quê? Tem de esperar”, enfatizou. 
 
SOLICITAÇÃO - O presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária da Câmara, vereador Hélio Godoy, enviou nesta sexta-feira ofício ao prefeito Antônio Carlos Pannunzio, solicitando prorrogação por mais uma semana no prazo de inscrição para o sorteio de unidades remanescentes no Altos do Ipanema 2. O vereador Rodrigo Manga também fez solicitações nesse sentido.
 
SENHAS ATÉ AS 15H30 – Inicialmente, segundo organizadores, a distribuição de senhas iria cessar pontualmente às 15h30. De acordo com um dos funcionários da pasta, a opção de manter a fila grande para fora do prédio foi uma solução para barrar os interessados que estavam com a documentação incompleta e “seguravam” a fila para buscar o que faltava. Com a extensão do lado de fora, o movimento no recinto da Secretaria estava mais tranquilo do que na quinta-feira (19), quando o grande afluxo de pessoas irritou muito os presentes. 
 
De acordo com o oficial administrativo da pasta, Francisco Carlos Rodrigues da Silva, apesar do número determinado de vagas, o sorteio dos cadastrados, marcado para o dia 9 de junho, por conta da alta procura, deve contemplar mais pessoas. “Desta vez, vamos selecionar 700 pessoas porque precisamos também de um cadastro de reserva para suprir as vagas que vão surgindo durante o processo de conferência dos documentos, a partir da eliminação daqueles que não estão de acordo com as exigências do processo”, esclarece.
 
CONFUSÃO - O encerramento na distribuição de senhas não agradou ao munícipe que passou o dia todo na fila para garantir uma credencial. Os portões foram fechados às 15h30, o que revoltou a população, que bloqueou uma parte da Avenida Dr. Afonso Vergueiro e permaneceu no local na esperança de que a distribuição continuasse ontem. O vereador Manga, que esteve no local, após reclamação dos concorrentes, conseguiu que as senhas fossem liberadas para quem já estivesse na fila. Segundo a pasta, o atendimento será retomado às 8h30 deste sábado (21).
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar