Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< EDUCAÇÃO Projeto 'De Olho no Enem' ajuda alunos escolherem profissão

Publicada em 17/05/2016 às 07:04
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Dilema comum entre jovens do Ensino Médio, em especial no último ano, a escolha da profissão é um dificuldade real na vida dos vestibulandos. Para ajudar os estudantes que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, a professora de Biologia do Sesi, Jacqueline de Oliveira Gonzaga Aires, desenvolveu o projeto “De Olho no Enem”, que promove a desta terça-feira (17) até quinta-feira (19) uma série de atividades nos Centros Educacionais Sesi 123 e 331, em Sorocaba, buscando sanar as dúvidas dos jovens quanto à profissão a seguir, suas áreas de atuação e rotina de trabalho.
 
Segundo Jacqueline, os estudantes conhecem superficialmente as profissões de seu interesse. “Apesar do fácil acesso às redes sociais, esses alunos não buscam aprofundar os conhecimentos, não diferenciam informações e não refletem sobre o percurso profissional escolhido”. E é nessa falta de aprofundamento que o projeto trabalha, pensando em vestibulares de ampla concorrência e no Enem. As atividades buscam informar esses alunos sobre as profissões de diferentes áreas, através de ciclos de palestras de interesse.
 
Para definir as palestras ministradas, a professora pesquisou as áreas de maior interesse dos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Sesi para escolher os profissionais que irão conversar com os alunos. Assim, nesta terça-feira, os estudantes recebem palestras da área de Exatas, com foco em Tecnologia de Informação, Engenharia e Arquitetura. Já na quarta-feira, os pré-vestibulandos que se interessam pela área de Humanas poderão conversar com profissionais de Publicidade, Direito, Psicologia e Administração. No encerramento do projeto, na quinta-feira (19), os estudantes poderão assistirão palestras com profissionais da área de biológicas, como enfermeira, fisioterapeuta e médico.
 
MOTIVADORES – Para sanar dúvidas sobre o Enem, um grupo de professores atuará como motivadores, ao trazerem para debate diferentes assuntos que fazem parte do repertório de questionamentos dos alunos e que são de suma importância para o Enem e diversos vestibulares. Diferenças entre cursos de bacharelado, tecnólogo e licenciatura, funcionamento do processo do Sisu, criação de cronograma de estudo e preparação para mercado de trabalho são alguns dos temas previstos para essas mobilizações.
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar