Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< SAÚDE Saúde desenvolve ações de Luta Antimanicomial

Publicada em 14/05/2016 às 22:56
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Dezoito de maio é o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, por isso, durante todo este mês, são desenvolvidas atividades no Brasil para reforçar a importância do processo que tem levado ao fim a cultura de internação e isolamento das pessoas que precisam de atenção psicossocial.
 
Na cidade, a Rede de Atenção Psicossocial de Sorocaba organiza ações para esta semana. Nesta terça-feira (17), das 13 às 18 horas, ocorre o II Fórum da Rede de Atenção Psicossocial de Sorocaba, no Sesc, com o tema “Loucura e Liberdade na voz dos usuários e trabalhadores da saúde mental de Sorocaba”.
 
Serão duas as mesas de discussões, “Olhar dos usuários sobre a Saúde Mental em Sorocaba” e “Conquistas e desafios na visão dos trabalhadores”. Segundo a assistente social da equipe, Maysa Sousa Soares, o diferencial é que desta vez os técnicos vão atuar como mediadores. 
 
Na quarta-feira (18), das 10 às 12 horas, o encontro será em praça pública. Representantes das sete unidades de Centros de Atenção Psicossocial de Sorocaba (Caps) estarão na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, expondo peças de arte e artesanato desenvolvidas por eles e seus familiares. 
 
Os visitantes poderão conhecer, por exemplo, os trabalhos do projeto “Pano, Ponto e Prosa”, que é desenvolvido nas unidades Caps que oferecem atendimento infantil. São peças em tecidos, como colchas de retalho. Na abertura, haverá apresentação do coral “Vozes da Esperança”. 
 
A Unidade Pré-Hospitalar Zona Oeste, em parceria com o Caps III “Alegria de viver”, faz de 16 a 20 deste mês a exposição de quadros “A arte de viver cada vez que o mundo diz não”. As telas foram pintadas por pessoas que são atendidas pela equipe de atenção psicossocial. 
 
Os estagiários do curso de Psicologia da Unip também vão participar nos dias 16, 17 e 20 com ação educativa, juntamente com os pintores da exposição, distribuindo folhetos informativos e conversando com a população para explicar o trabalho da equipe de Atenção Psicossocial em Sorocaba.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar