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<< SOROCABA Paço abre proposta de valor para o BRT Prazo para conclusão da obra é de 18 meses após o término do processo licitatório e emissão da ordem de serviço

Publicada em 11/05/2016 às 06:44
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A Comissão Especial de Licitações da Secretaria da Administração da Prefeitura promove nesta quarta-feira (11), às 9 horas, a sessão pública para a abertura de envelope com a proposta de valor, na modalidade concorrência internacional, para a implantação e Operação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT). A proposta com o valor será aberta após análise dos documentos que julgou o Consórcio BRT Sorocaba como a única licitante habilitada a participar do certame. O consórcio é composto por cinco empresas: Terra Transportes, Construções e Participações Eireli; CS Brasil Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais; Pinese Vieira Ltda.; Comaro Engenharia Ltda. e FBS Construção e Pavimentação S.A.
 
O assessor jurídico da Secretaria da Administração, Rafael Negrelli, explicou ontem à tarde ao DIÁRIO que, após a abertura da proposta de valor - que segue o critério de menor valor de tarifa técnica -, o documento será submetido à análise da comissão especial. Se estiver em conformidade ao edital, a empresa será a vencedora do certame. 
 
O prazo para conclusão das obras é de 18 meses, após o término do processo licitatório e emissão da Ordem de Serviço. A sessão para a abertura do envelope com a proposta de valor será na Sala de Licitações, que fica no piso térreo do Paço Municipal.
 
O BRT - De acordo com o projeto, o Sistema BRT funcionará em conjunto ao modelo atual, permitindo integração aos terminais Santo Antônio e São Paulo, às seis Áreas de Transferências e à integração temporal entre diferentes linhas, com o pagamento de uma única tarifa. Serão três corredores de BRT: Ipanema, Itavuvu e Oeste.
 
Está prevista ainda a construção de 28 estações e mais quatro de integração, 96 abrigos de parada, três terminais, pátio de estacionamento e manutenção do BRT. Serão instalados 16,7 quilômetros de corredores bidirecionais exclusivos para ônibus, com desembarque em nível pela esquerda do coletivo, junto ao canteiro central, e onde serão instaladas as estações. Também haverá 11,2 quilômetros de faixas bidirecionais e 12,9 unidirecionais em seis corredores estruturais exclusivos para circulação de ônibus, com desembarque à direita pela escada, em pontos normais (como os atuais). Para execução do projeto, será necessária a desapropriação de 16 imóveis no valor total de R$ 24,4 milhões. Haverá também a adequação de vias adjacentes, em calçadas e ciclovias, mobiliário urbano, paisagismo nas áreas de influência das estações e abrigos, entre outras intervenções. A concessionária estará responsável por 17 linhas no eixo BRT e deverá operar com uma frota de 125 ônibus, incluindo a quantidade reserva. 
 
A previsão é a de que entre 150 mil e 180 mil usuários do transporte coletivo poderão ser atendidos pelo sistema alimentador diariamente. O tempo de viagem terá uma redução da ordem de 20%.
 
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