Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< CULTURA Produção de vídeos para Internet é destaque no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc

Publicada em 11/05/2016 às 06:32
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Sesc Sorocaba oferece, em seu Espaço de Tecnologias e Artes, um ambiente projetado para o estímulo da criatividade por meio de novas mídias e ferramentas digitais. Com a presença de profissionais e educadores especializados, a Unidade realiza, todos os meses, uma programação repleta de ações que difundem a informação e filosofia dos softwares livres. Entre as atrações de maio, estão uma oficina de produção de “Vlogs” – blogs feitos para Internet em formato de vídeo – e um bate-papo sobre a Cryptorave, um dos maiores eventos de tecnologia do País. 
 
Com estrutura similar aos blogs, os “Vlogs” são uma tendência na Internet, popularizada por diversos internautas que buscam compartilhar seu dia a dia em vídeo. Durante as quartas-feiras de maio, às 14h30, o sociólogo e educador do Sesc, Gustavo Sarti, promoverá uma oficina sobre o tema. Nos encontros, os participantes terão noções de como produzir um vídeo, desde aspectos técnicos, como o manuseio de uma câmera, até conceitos teóricos, como o impacto que essas produções causam em nosso cotidiano. A oficina é gratuita e os interessados devem se inscrever com antecedência na Central de Atendimento, à rua Barão de Piratininga, 555, no  Jardim Faculdade..
 
MÚSICA - Já os interessados em Música, terão noções de edição e mixagem de áudio com o “Lata de Sardinha”, encontro semanal dedicado a discussão, criação e produção musical do Sesc. Inspirado nos pedais de guitarra feitos em casa, o músico, artista de novas mídias e educador Fabrício Masutti coordena o bate-papo, explicando a mixagem, processo que busca nivelar e obter equilíbrio de todos os sons gravados, fazendo com que seja possível ouvir claramente todos os instrumentos utilizados sem que um encubra o outro. Sempre às terças-feiras, às 19 horas, o encontro é aberto ao público.
 
Aos sábados, por outro lado, a Residência Artística recebe o músico e maker Saulo Lisboa. O artista montará os módulos de uma instalação audiovisual que seguirá exposta na Unidade. Ao longo do processo, o público será envolvido com encontros semanais falando sobre conceitos e técnicas, colocando alguns exemplos em prática. A atividade também é gratuita e com vagas limitadas.
 
CRYTPORAVE - A Cryptorave, por sua vez, é um dos maiores encontros de tecnologia do Brasil. Inspirada nas ações globais e descentralizadas das Crypto Parties, as quais têm como objetivo difundir os conceitos fundamentais e softwares básicos de criptografia. Em maio, a equipe do Espaço de Tecnologias e Artes di Sesc local igualmente utiliza o evento como tema do Papo de Rede – encontro mensal sobre tecnologia, em que são debatidos assuntos como segurança da informação, bancos de dados, criptografia e redes sociais. Durante o papo, educadores do Sesc darão dicas sobre como proteger dados pessoais, além de comentar as principais novidades apresentadas no evento. A atividade será na terça-feira (31), das 19 às 21 horas.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar