Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< REGIÃO Transporte de vagão de trem desperta curiosidade em Mairinque

Publicada em 26/04/2016 às 06:21
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Divulgação)
O transporte de uma carga inusitada e preciosa atraiu olhares nas ruas de Mairinque:: um vagão de trem da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, construído em 1945, colocado sobre uma carreta de 25 metros de comprimento e levado para o Jockey Club de São Paulo. O carro-bagageiro pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelo espólio da antiga Ferrovia Paulista S/A (Fepasa) e foi resgatado pela Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (MPF-Sorocabana), de Sorocaba, para ser restaurado.
 
Um acordo entre a entidade e as empresas Leo Shehtman Arquitetura e Design e MD Assessoria e Comunicação fará com que o antigo carro bagageiro EF-401 possa ficar exposto na Casa Cor São Paulo 2016 entre 17 de maio e 30 de julho. O vagão é peça importante da história da ferrovia em São Paulo, pois há 70 anos foi um dos primeiros veículos ferroviários de passageiros a utilizar tecnologia 100% nacional na sua construção. Após o término do evento, ele será integrado ao acervo do Museu Ferroviário “Engenheiro Calixto de Paula Souza”, que está sendo implantado em Mairinque.
 
A operação contou com o apoio do Departamento de Operação do Sistema Viário de Mairinque (DSV) e colaboração das empresas Rumo-ALL e Tatuapé Guindastes. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar