Quinta-Feira, 9 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< ECONOMIA Consumidor adota hábitos para economia em compras

Publicada em 20/04/2016 às 06:32
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Diante da alta inflação, que exclui dos carrinhos de compras itens que costumava consumir nos últimos anos, o consumidor tem-se comportado em um raciocínio lógico para economizar, explica a Associação Paulista de Supermercados (Apas), que também representa as lojas de Sorocaba.
 
Conforme a entidade, ultimamente, as pessoas verificam pontos de vendas mais baratos, fazem compras apenas em determinado período do mês, optam por diferentes tipos de embalagens, com produtos a um preço menor, trocam marcas convencionais por mais baratas e deixam de comprar itens. 
 
O gerente de Economia e Pesquisa da Apas, Rodrigo Mariano, enfatiza que a alta dos preços não só influencia o comportamento do consumidor, como também reflete nas vendas. “De todas as saídas dos supermercados em um mês, 36% foram realizadas nos dez primeiros dias do mês em 2014. Já em 2015, esse número subiu para 40%.”
 
Para o gerente, técnicas como essa ajudam, mas prevalece a necessidade das pesquisas. “O consumidor precisa consultar antes de ir às compras. Um exemplo importante é escolher que tipo de loja é o mais adequado para o seu perfil de compra. Não adianta adquirir em grande quantidade e acabar consumindo mais, sem ter nem onde estocar.”
 
A dica é compartilhada pelo superintendente da Apas, Carlos Correa, que afirma que, por conta da redução da atividade econômica, insegurança na manutenção do emprego e crédito escasso, as pessoas estão com seus orçamentos comprometidos. “Também se deve buscar estabelecimentos que tragam maior conveniência, a proximidade de casa.”
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar