Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< REGIÃO Prefeitura de Votorantim adquire equipamentos para atendimento em fisioterapia

Publicada em 14/04/2016 às 07:35
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Três aparelhos de eletroestimulação, um turbilhão para membros superiores, 18 cadeiras e três ventiladores foram adquiridos pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, para reforçar o atendimento prestado pelo Serviço Municipal de Fisioterapia. Os equipamentos já estão em uso. O de eletroestimulação, por exemplo, combate a dor e é utilizado em pacientes com patologias ortopédicas e neurológicas, além de proporcionar o ganho de massa muscular. Já o turbilhão ajuda no ganho de amplitude do movimento àqueles que, após uma cirurgia ou por outros fatores, perderam a flexibilidade.
 
Localizado na rua Albertina do Nascimento, 140, no Centro, o Serviço Municipal de Fisioterapia atende pacientes encaminhados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas. Cerca de 6 mil pessoas passam pela unidade todos os meses.
 
Conforme a Secretaria de Saúde do Município, outros aparelhos serão locados para atender a demanda e oferecer melhor comodidade àqueles que se utilizam do serviço.
 
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A/H1N1 - Como não há casos de gripe A/H1N1 em Votorantim, a vacinação contra a doença será de 30 de abril a 20 de maio, informa a Secretaria Municipal de Saúde. Na abertura da campanha, um sábado, todas as unidades básicas funcionarão das 8 às 17 horas e haverá postos volantes em locais a serem definidos.
 
Conforme a secretária de Saúde da Prefeitura, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, as vacinas serão aplicadas em crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas a partir de 60 anos; portadores de doenças crônicas; gestantes; puérperas; funcionários de saúde e aqueles que são acompanhadas na rede pública. Para os que fazem acompanhamentos em consultórios e clínicas particulares, é necessária a apresentação da receita médica.
 
Segundo Izilda, a gripe A/H1N1 se caracteriza por três sintomas: febre alta persistente por mais de três dias, dores no corpo e falta de ar. Se a pessoa apresentar este quadro, deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento. Caso contrário, pode se dirigir à unidade básica mais próxima de sua casa que também será acolhida e medicada.
 
Para evitar a gripe, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votorantim orienta a população a adotar medidas simples, como lavar sempre as mãos; evitar locais com aglomeração de pessoas, pois facilita a transmissão de doenças respiratórias; cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar; utilizar álcool em gel nas mãos e, se necessário, usar máscara de proteção.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar