Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Estado dos EUA e Portugal confirmam casos de zika

Publicada em 28/01/2016 às 00:56
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Autoridades de saúde dos Estados Unidos disseram ontem que um residente do Estado de Virgínia, que viajou para fora, está com o zika vírus. Portugal também é o mais novo país europeu a confirmar a existência do vírus em seu território. Sem dar detalhes, a comissária de Saúde dos Estados Unidos, Marissa Levine, afirmou que o indivíduo esteve em um lugar em que a transmissão do vírus está em curso. 
 
Ainda segundo Levine, a pessoa infectada não representa qualquer risco para os outros moradores porque não é época de mosquito na Virgínia. Portugal também informou que cinco portugueses estão infectados após viagem ao Brasil. Francisco Jorge, diretor nacional de saúde daquele país, disse que outra pessoa também poder estar com a doença.
 
Autoridades européias têm dito que já esperavam pelo aparecimento de casos relacionados ao zika vírus, mas afirmaram que é pouco provável que ocorra transmissão local. A Finlândia informou também que um turista finlandês contraiu a doença no verão passado, depois de visitar as ilhas Maldivas, em junho. O homem teve pequena infecção e passava bem. 
 
 
Obama pede aceleração em 
estudos e testes sobre vírus
 
O governo dos Estados Unidos deu início aos estudos sobre a possibilidade de uma vacina contra o zika vírus, que é suspeito de ter causado nascimento de bebês com microcefalia em países da América Latina. Obama reuniu-se com altos conselheiros da área da saúde para discutir acerca de estudos e pediu aceleração nos testes, diagnósticos e na difusão de informações.
 
"Isso não acontecerá do dia pra noite", disse o diretor Anthony Fauci, do Instituto Nacional de Saúde. Pesquisadores já deram início aos trabalhos iniciais, e a agência ainda pretende impulsionar o financiamento para cientistas brasileiros para acelerar as pesquisas relacionadas ao vírus. Segundo Fauci, já existem vacinas em vários estágios de desenvolvimento.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar