Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< 'Operação Cata-treco' retira mais de 220 toneladas de inservíveis de casas

Publicada em 06/12/2015 às 01:37
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Os materiais recolhidos são, em maioria, sofás, geladeiras, entre outros (Foto: Assis Cavalcanti/Secom)
A sexta semana consecutiva da "Operação Cata-treco” fechou com 223,5 toneladas de materiais inservíveis retirados das residências de vários bairros na semana passada. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Serviços Públicos, foi concentrada nos bairro São Lourenço, Mineirão, São Matheus, São Conrado, Jardins Montevidéu, Santo André e Guadalupe, Chácara Barreiro e Jardim Saint Monique. 
 
Os materiais recolhidos são, em maioria, sofás, geladeiras, guarda-roupas, camas quebradas, pneus, tanques de lavar roupas, latas e, até, vasos sanitários quebrados. No Aterro de Inertes, local para onde são transportados, formam-se montanhas de inservíveis que os sorocabanos armazenavam em suas casas, principalmente nos quintais. O principal objetivo da ação é recolher quaisquer materiais que possam se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti. 
 
Mesmo com o anúncio antecipado da operação, feito por um carro de som que passa geralmente no dia anterior ao recolhimento, os moradores só atentam para o descarte de inservíveis quando o caminhão já está passando. Os agentes atuam perguntando aos moradores se têm algum material para descartar. 
 
Para o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, esse trabalho diário tem sido importante para retirar das casas materiais inúteis que podem armazenar água e, consequentemente, tornar-se um criadouro do mosquito da dengue. “São os mais diversos tipos de objetos plásticos, metais ou de madeira que, muitas vezes, ficam expostos ao tempo e podem reter água e se tornar um risco à saúde pública”, afirma.
 
A pasta solicita a colaboração dos moradores dessas localidades no sentido de que só descartem móveis quebrados, eletrodomésticos velhos, latas e outros materiais em desuso. A "Operação Cata-Treco" não recolhe entulho, outros resíduos de construção ou lixo doméstico. Nesta semana, a operação percorrerá as ruas e avenidas dos Jardins Botucatu, Ipanema Ville, Bethânia, Califórnia, Sol Nascente e Monterrey. 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar