Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Dia de festa na Zona Norte marca inauguração do CEU das Artes Centro de Artes e Esportes Unificados promete transformar o cotidiano social da população da região do Parque das Laranjeiras

Publicada em 05/12/2015 às 02:36
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foto: Secom/PMS
A Prefeitura entrega oficialmente neste sábado (5), às 10 horas, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) à comunidade da região do Parque das Laranjeiras, na Zona Norte. Além da solenidade de inauguração, a população já poderá conferir ali, ao longo de todo o dia de hoje, uma programação especial e gratuita com atividades esportivas, atrações artísticas, plantio de árvores e até uma feira de troca de brinquedos e livros. O CEU fica na rua Washington Pensa.
 
Administrado por um grupo gestor que envolve as secretarias de Desenvolvimento Social, Cultura e de Esportes e Lazer (Semes), o CEU das Artes vai reunir atividades culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, inclusão digital e serviços socioassistenciais. O novo espaço visa promover a cidadania num território de vulnerabilidade social do Município, buscando a integração das políticas nacional, estadual e municipal de cultura, esporte, assistência social, justiça e trabalho.
 
A primeira atividade inaugural deste sábado está prevista para as 8h30, antes mesmo da inauguração oficial com a presença do prefeito Antônio Carlos Pannunzio, quando cerca de 70 crianças da Pastoral do Menor vão plantar mudas de árvores nativas numa área próxima ao córrego, junto com a equipe da Secretaria do Meio Ambiente. O local vai ganhar aroeiras-salsa, fedegosos e ipês-brancos e amarelos.
 
Ao longo do dia, a comunidade poderá participar de aulas de alongamento, ginástica, trigobol, zumba, futebol, vôlei, capoeira, skate, karatê e judô. Quem for ao local ainda poderá conferir uma apresentação musical do Quarteto da Fundec, do Grupo de Dança da Central Única das Favelas (Cufa) de Sorocaba e a exposição "História do Esporte do Laranjeiras", além de contação de história e apresentação de maracatu, teatro infantil e do Grupo Felicidade Down. Outra atração para a garotada será a Feira de Troca de Brinquedos e Livros, que ocorrerá das 9 às 12 horas, numa das Salas Multiúso do CEU das Artes. Para participar, basta que as crianças levem um ou mais brinquedos e livros infantis que já não utilizam mais, mas que estejam em bom estado de conservação, e que, durante a feira, interajam com outras crianças e façam a troca.
 
Quem for ao local, das 14 às 20 horas, ainda poderá conferir as apresentações feitas pelos próprios moradores da comunidade, que serão realizadas no Caminhão Palco da Secretaria da Cultura. Às 14h30, será a apresentação do Maracatu Mukumby no CEU das Artes. Grupo percussivo de cultura popular brasileira fundado em 2013 em Sorocaba, atualmente é voltado à cultura do Maracatu de Baque Virado, tradicionalmente do Nordeste brasileiro, mais pontualmente do Estado do Pernambuco. O grupo trabalha com a parte da bateria do Maracatu e cantos de toadas e danças envolvem a apresentação, que se baseia por completo nos fundamentos das Nações de Maracatu de Baque Virado. Já às 15h30, o Grupo Saramuná apresentará a peça "Tem Saci no meu Quintal", contando a história de Clara e Lisa, duas primas que brincam no quintal da vó e disputam quem vencerá a brincadeira, com direito a um desejo muito grande.
 
O CEU DAS ARTES - Com uma área de 3 mil metros quadrados, o CEU das Artes  conta com salas de atividades/multiuso, biblioteca com telecentro (Centro de Inclusão Digital), cineteatro com 130 lugares e Praça de Esportes com pista de skate, quadra poliesportiva, playground, equipamentos de ginástica e pista de caminhada. "Este novo espaço vai oferecer mais qualidade de vida aos moradores da região do Parque das Laranjeiras. Será uma grande conquista para toda a comunidade da Zona Norte de Sorocaba", destaca a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município.
 
O CEU das Artes também abriga o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que já existia no Parque das Laranjeiras, atendendo cerca de 15 mil famílias da região, e foi transferido para o Centro de Artes e Esportes Unificados em setembro. O atendimento na Unidade é realizado de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, com uma equipe formada por dois assistentes sociais, um psicólogo e um coordenador, além de quatro técnicos de nível médio: dois agentes sociais e dois técnicos administrativos.
 
A implantação do espaço teve início em agosto de 2013 e contou com recursos do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 2). O investimento foi de R$ 3,5 milhões.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar