Terça-Feira, 18 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Fundec recebe mostra de painéis contemporâneos Obras são compostas por madeiras, pastilhas e peças importadas

Publicada em 24/11/2015 às 01:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foto: Divulgação
Demonstrar ao público que materiais podem ser reaproveitados e se transformar em obras de arte é um traço marcante do artista plástico paulistano Francisco Ramos. Foi com esse pensamento que ele produziu as peças que formam a mostra "Arte Rústica - Madeira e Pastilha". A exposição será aberta nesta terça-feira (24) no salão de exposições da Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro, e ali permanecerá aberta à visitação pública até 8 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12.
 
Serão expostas 17 peças contemporâneas feitas numa sobreposição de painéis de madeira, arte em pastilhas e peças importadas. São materiais diferentes que, juntos, formam um trabalho artístico delicado e representativo. As obras foram feitas no último ano pelo artista e refletem a fase mais recente de seu processo de criação.
 
Arquiteto há 35 anos, Francisco conta que começou a desenvolver as obras artísticas há três, quando mudou o seu foco na profissão. Continuou desenvolvendo projetos de Arquitetura, mas abriu espaço para se dedicar à arte: "Imaginei as obras e resolvi criá-las. Percebi que deu certo, as pessoas começaram a comprar e foram divulgando", conta.
 
Desde que começou, Francisco já compôs aproximadamente 50 painéis e esta é a sua primeira exposição. Os materiais utilizados, geralmente, são restos de madeireiras e construções, que iriam para o lixo. "Quero mostrar o quanto é importante reutilizar materiais que seriam perdidos", finaliza Francisco Ramos, 57 anos. Ele nasceu em São Paulo e mora em Sorocaba há oito. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo em 1980.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar