Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Campanha arrecada doações para desabrigados em Mariana A ação é feita na internet e a página da causa já conta com quase cinco mil curtidas em uma semana

Publicada em 22/11/2015 às 00:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foto: Fernando Rezende
Um projeto de Sorocaba, desenvolvido na internet, que cuida de causas durante o ano todo, criou uma ação em uma rede social para arrecadar doações para desabrigados em Mariana, em Minas Gerais. A “Ação Online” é um projeto não governamental que auxilia em acidentes causados pela natureza. 
 
Segundo a coordenadora de desastres naturais no Brasil, Marie Cristin Decreoix, esse programa já atendeu à tragédia que aconteceu em Santa Catarina, em 2014, quando destruiu a cidade Itajaí e, agora, está se mobilizando para ajudar Mariana e Governador Valadares. “A gente consegue atender ao Brasil inteiro, com diferentes escalas de impacto. Atendemos há mais de 20 anos a essas causas”, explica a coordenadora.
 
Hoje, são mais de cinco cidades que ajudam, como Araçoiaba da Serra, Salto, Itapetininga, Boituva, entre outras. Cada uma tem um local estratégico para as doações, para que, em seguida, sejam enviadas para os pontos em Sorocaba. “Depois que as arrecadações vêm para cá, mandamos a Defesa Civil de Cabreúva buscar essas doações.”
 
Marie comenta que as pessoas podem ajudar de qualquer forma. “A mobilização é feita na internet. A gente faz o chamamento e quem quiser pode ajudar até compartilhando as nossas publicações ou fazendo doação, só não aceitamos em dinheiro, apenas produto”, afirma.
 
A página “Sorocaba por Mariana–MG” já conta com quase cinco mil curtidas e 13 mil pessoas que entraram em contato para doar produtos. “Criamos essa página exatamente para que as pessoas consigam visualizar as doações que estão chegando, ver quem são os que estão doando e o motivo disso; colocamos informações atuais.” A coordenadora conta, ainda, com uma equipe de fotógrafos que estão nas cidades atingidas pela lama. Eles mandam fotos explicando o que está acontecendo naquela região.
 
Além de coordenar toda a ação apenas com ajuda de voluntários, Marie também vai a campo. “Na realidade, sou eu quem entra em campo com o equipamento. Empresários pagam a nossa viagem, e aí faço as entrevistas. Também fazemos um diagnóstico social quando são coletados dados através de um questionário, formado especificamente para essa causa. Só então publicamos na página o que realmente está acontecendo. Agora, estamos precisando muito da ajuda de empresários para custear a viagem desta semana para Mariana e Governador Valadares.”
 
A professora Valdeli Rodrigues sensibilizou-se com a causa e fez uma ligação para saber o procedimento para as arrecadações. “Estou sensibilizada. A gente vê tantas pessoas com dificuldade. Vou fazer doação de roupas, cobertores e sapatos, e estou mobilizando meus vizinhos para colaborarem também.”
 
Para os interessados em ajudar na campanha, em Sorocaba, os locais estratégicos estão no Makro, da zona norte, e no Centro Cultural Quilombinho. Há pontos em outras cidades, como Boituva, Iperó, Salto, Itu e até São Paulo. A pessoa também poder entrar em contato pela página “Sorocaba por Mariana–MG” ou pelo telefone (15) 99667-8159. Além disso, na página da rede social, está uma lista explicando os produtos que precisam ser arrecadados.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar