Domingo, 20 de Outubro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Malha cicloviária da Dom Aguirre já conta com videomonitoramento

Publicada em 10/11/2015 às 02:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foto: Assis Cavalcanti/Secom
Com investimento de R$ 259.300 por parte da Prefeitura, a malha cicloviária da Avenida Dom Aguirre passa a contar com sistema de videomonitoramento completo. Com a aquisição de nove câmeras de movimentação horizontal de 360°, vertical de 90° e um zoom de 30 vezes, os dez quilômetros de via entre a Avenida Juvenal de Campos e a Rua João Ribeiro de Barros, nas imediações do Parque das Águas, contará com 19 equipamentos de monitoria 24 horas.
 
O videomonitoramento é controlado pela Guarda Civil Municipal que, desde outubro, também faz o “espelhamento” das imagens para a Polícia Militar e em breve também para a Polícia Civil. Assim, simultaneamente e em tempo real, a polícia acessa as informações transmitidas. O investimento no sistema contemplou, ainda, um software de gerenciamento e o servidor. O equipamento permite o armazenamento de gravação por um período de 30 dias.
 
Durante o lançamento do novo sistema, nesta segunda-feira (9), o prefeito Antônio Carlos Pannunzio reiterou a importância do serviço para a população. “É um grande passo na questão de segurança nas ciclovias da cidade.” Ele destacou também que o equipamento auxilia na identificação de qualquer comportamento estranho nesses locais. “Aumentando a segurança dos ciclistas, também estamos aumentando a segurança da população por meio da muralha eletrônica”, comentou reforçando que Sorocaba já conta com uma infovia com 344 quilômetros de fibra ótica.
 
O diretor do Deinter-7, José Aparecido Sanches Severo, afirmou que a Prefeitura está facilitando o trabalho das polícias. “Esse sistema já proporcionou a solução de 70 furtos de veículos.” O comandante do CPI-7, coronel Wagner Tardelli, também elogiou o trabalho. “Auxilia na prevenção de crimes. É um fator inibidor”, garantiu o coronel. O comandante da Guarda Civil Municipal, Benedito Zanin, salientou que o videomonitoramento ajuda na fiscalização. “São 19 pontos e uma viatura, que recebe as informações sobre qualquer ocorrência.”
 
Sorocaba conta, atualmente, com 106 câmeras de videomonitoramento em toda a cidade. Dessas, 55 estão no trânsito e funcionam dentro da Muralha Eletrônica; as demais estão instaladas em áreas públicas e externamente em próprios municipais. Também participaram do lançamento o presidente da Urbes-Trânsito e Transportes, Renato Gianolla, o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Ortega, e o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Moko Yabiku.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar