Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Condephaat abre consulta sobre tombamento da Estação Ferroviária Público pode enviar sugestões sobre a proposta de tombamento pela Internet até 15 de novembro

Publicada em 06/10/2015 às 02:10
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foto: Fernando Rezende
O Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo - abriu ontem consulta pública online para que a população paulista envie contribuições para as propostas de tombamento de dois bens de importância histórica, os complexos ferroviários de Sorocaba e também da cidade de Bauru. Até 15 de novembro, será possível enviar comentários e sugestões sobre os dois patrimônios paulistas por meio de formulários eletrônicos disponíveis no site www.cultura.sp.gov.br . Todas as contribuições recebidas serão consideradas nas discussões do Conselho e nas propostas de tombamento. 
 
Esta é a primeira vez que o Condephaat utiliza a Internet para consultar os cidadãos sobre possíveis tombamentos. Embora a consulta pública não seja um item obrigatório, o Conselho busca ouvir a sociedade antes de tomar decisões que possam causar impacto no contexto urbano das cidades - normalmente, essa aproximação ocorre em audiências públicas. 
 
No site, junto com os formulários eletrônicos, estão disponíveis os editais de consulta pública e as minutas das propostas de tombamento, que especificam que medidas de proteção estão sendo propostas. 
 
COMPLEXO FERROVIÁRIO DE SOROCABA - Representante da expansão ferroviária no Estado, o complexo representado pela Estação Ferroviária de Sorocaba contribuiu de forma decisiva para a industrialização da região. É um dos mais completos conjuntos remanescentes da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), uma das principais ferrovias paulistas. O entroncamento que conecta a EFS e a antiga Estrada de Ferro Votorantim, por exemplo, simboliza a secular confluência de caminhos e atividades que marcaram a história de Sorocaba, como as rotas de tropeiros e o comércio de muares. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar