Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Apuração da eleição do Conselho Tutelar continua nos próximos dias

Publicada em 06/10/2015 às 02:10
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A apuração dos votos da eleição do Conselho Tutelar de Sorocaba teve início nesta segunda-feira (5) no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social. No total, 6.348 pessoas participaram da eleição no domingo (4) na Escola Estadual “Júlio Prestes de Albuquerque”. Neste primeiro dia foi contabilizado manualmente um pouco mais de um mil votos da 137ª Zona Eleitoral. As outras cinco urnas serão apuradas nos próximos dias e a previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 16 deste mês.
 
O voto era facultativo e cada pessoa podia votar em até 30 candidatos, dos 108 que concorrem ao cargo. “Toda a apuração está sendo acompanhada pelos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sorocaba, Prefeitura de Sorocaba, mesários, candidatos, fiscais e Ministério Público. Inclusive, o promotor Orlando Bastos Filho concordou que façamos a apuração de uma urna por dia por causa desta alta demanda”, comentou Ana Lúcia Gardenal, presidente do Conselho.
 
O lacre da primeira urna foi aberto às 9 horas e a contagem de votos teve início às 10h20. De acordo com o Conselho, a contagem continuará hoje, quando serão apurados os votos da 271ª Zona Eleitoral; na quarta-feira (7), será a vez da 342ª Zona Eleitoral. Os trabalhos continuarão na próxima semana a partir do dia 13, com a contagem de votos da 343ª, no dia 14, 356ª e no dia 15, 357º zona eleitoral.
 
A seleção pública vai preencher 30 vagas de membros titulares do Conselho Tutelar, além de 60 vagas para suplentes. O mandato será de quatro anos e a posse dos eleitos e suplentes ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2016. Sorocaba terá seis Conselhos Tutelares. 
 
A Secretaria de Desenvolvimento Social pretende colocar dois conselhos em cada uma das três regionais da divisão territorial da Assistência Social da cidade, com uma sede em cada regional; porém ainda não há prazo para que isso ocorra. Serão cinco integrantes em cada conselho. Os suplentes poderão substituir os conselheiros que se afastarem - mesmo que temporariamente - de suas funções por algum motivo, seja férias ou licença-maternidade, entre outras situações.
 
VOTAÇÃO – No último domingo (4), o prédio da EE "Dr. Júlio Prestes de Albuquerque", o Estadão, no Centro, onde houve a votação para a escolha dos 30 novos conselheiros tutelares da cidade, foi tomado por tumulto e reclamações por falta de estrutura e organização. A grande demanda de eleitores surpreendeu toda a equipe da Comissão Especial Eleitoral, que registrou ao todo 6.998 votos.
 
Com longas filas, cada eleitor, que só poderia votar com a apresentação do título de eleitor registrado em Sorocaba, tinha o direito a escolher 30 dos 108 candidatos habilitados para a disputa. Estavam disponíveis seis salas, cada uma delas correspondente a uma zona eleitoral da comarca da cidade.
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar