Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Exposição mostra dia a dia de fazenda Fotos registram cotidiano de um produtor rural e seus contatos com a terra e animais

Publicada em 06/10/2015 às 01:10
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foto: Divulgação
Uma mostra com imagens que retratam o dia a dia dos produtores rurais de forma poética. Assim é a exposição "Pequeno Produtor", da fotógrafa e poeta Fabiana Santa, que ficará no espaço de exposições do Sesc Sorocaba a partir desta terça-feira (6) a 31 de outubro, aberta à visitação pública de terça à sexta-feira, das 9 às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h30.
 
A exposição é como um pequeno diário de um produtor rural, orgânico e local. Seus cenários, contextos, suas ferramentas e sua lida com a terra. Quando a população escolhe se alimentar com produtos orgânicos e locais, ela também absorve todo o cotidiano vivenciado pelos produtores rurais. Esta é a reflexão que se pretende com essas imagens poéticas e simbólicas. As fotos foram feitas entre 2013 e 2015 na Fazenda Ipanema e mostra detalhes como o contato com a terra, os animais e até mesmo o contraste entre pai e filho, com a foto intitulada `Gerações', na qual há um par de sapato do pai e um do filho, lado a lado, a fim de representar o estilo de vida de gerações diferentes.
 
"Pequeno Produtor" não é somente um trabalho artístico, mas também jornalístico, retratando o cotidiano dos produtores rurais. "As fotos cumprem o papel como registro e como estética. Estes são os dois fios condutores deste trabalho", comenta Fabiana Santa. A ideia também é valorizar estes trabalhadores: "A forma como consumimos produtos hoje, embalados nos supermercados, nos deixa distantes da natureza. Um papel grande que essa exposição tem é de aproximar as pessoas da realidade rural", explica a fotógrafa.
 
Jornalista, formada pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Fabiana Santa atua no jornalismo impresso, mídias sociais e televisão. Como um desdobramento da sua formação acadêmica e do seu interesse pela fotografia como expressão artística, realizou diversos trabalhos e exposições fotográficas nas áreas de arquitetura, movimentos sociais, artes e biografias. Da união texto-imagem surgiu o interesse pelas artes visuais. Através de cursos e do envolvimento em diversos projetos, adquiriu conhecimento teórico e técnico que culminou na realização, como diretora e roteirista, do curta-metragem "O Realejo" (premiado no Cine Fest Votorantim 2014 - Juri Popular). Atualmente, é responsável pela produção e edição do programa de TV "Contemporânea", sobre Arquitetura e Urbanismo.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar