Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Motoristas exigem da Urbes ações mais efetivas de segurança nos terminais da Cidade

Publicada em 11/09/2015 às 03:09
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foto: Fernando Rezende
Dirigentes do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulo João Estausia (presidente) e Adalberto de Souza Carvalho, acompanhados do vereador Francisco França (PT), também sindicalista ligado à categoria, estiveram na sede da Urbes - Trânsito e Transportes, para discutir propostas de melhorias para a segurança nos terminais de ônibus da cidade. O diretor de Transporte da Urbes, Celso Bersi, foi quem os recebeu para a reunião.
 
Entre as propostas sugeridas pelos representantes do Sindicato dos Condutores, está a da instalação de semáforos, com luz e som, dentro dos terminais. Segundo o presidente da entidade, esta alternativa, os chamados `semáforos inteligentes', já é uma realidade em mais de 400 cidades na Europa, sendo um modelo de semáforo para cidadãos com ou sem limitações visuais. "Esta sugestão pode contribuir para organizar a travessia de pedestres e a passagem dos veículos e melhorar a segurança nos terminais de Sorocaba", propõe Estausia. 
 
O vereador França também concorda com esta alternativa e deixou claro na reunião que será preciso que a Urbes intensifique a sinalização nos terminais, fazendo a instalação de lombotravessias, reforce as campanhas de segurança aos pedestres e condutores e faça uma maior fiscalização dentro deles, com pessoal treinado para orientar os usuários. "Precisamos de ações mais efetivas dentro dos terminais para evitar que acidentes como o que causou a morte por atropelamento de uma senhora dentro do Terminal Santo Antônio, no dia 10 de agosto, se repitam", deixou registrado o vereador.
 
Segundo o diretor da Urbes, as propostas sugeridas durante a reunião serão analisadas. "A ideia dos semáforos com luz e som é a que exigirá um maior estudo por nossa parte, por conta do investimento e da eficiência. Mas é uma alternativa que vamos, sim, levar adiante", assegurou Bersi.
 
OCORRÊNCIAS - De acordo com a Prefeitura, os dois terminais urbanos de ônibus da cidade - Santo Antônio e São Paulo - são `relativamente seguros', se for considerado o número de usuários que passam por eles diariamente. No entanto, os registros de ocorrências dos últimos cinco anos nos terminais, apresentados pela própria Prefeitura, no entender dos sindicalistas, mostram a falta de segurança e o aumento de acidentes com usuários - de classificações leve, média, grave e fatal -, no interior dos mesmos.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar