Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< 'História do Dito Historiadô' é apresentada em Votorantim

Publicada em 11/09/2015 às 02:09
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foto: Divulgação
O grupo teatral Barracão da Vô tem razões especialíssimas para apresentar na noite desta sexta-feira (11) em Votorantim, no Auditório Municipal "Francisco Beranger", na região central do Município, ao lado do Terminal Rodoviário, o espetáculo "Histórias do Dito Historiadô", dentro do projeto "Memórias de um tempo caipira", contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014 - Circulação, do Ministério da Cultura. A escolha foi realizada pelo fato do espetáculo contar a história real de Chico Vaiz, Marica e Juca Barro, personagens que viveram em Votorantim, que na época ainda pertencia ao município de Sorocaba. Essa parte do espetáculo funciona como uma espécie de `metateatro', onde as personagens voltam no tempo para vivenciar essa história trágica que ganha nesta montagem a linguagem do circo-teatro para ser narrada.
 
O espetáculo conta a história de um moço simples, da roça, analfabeto, mas que nutria grande vontade de aprender a ler e escrever. Assim, dedicou-se com afinco aos estudos, sonhando ir para a Capital tornar-se escritor e, quem sabe, artista de rádio, tal era sua paixão por fatos históricos, lendas, poesias e outros gêneros. Carinhosamente tratado por Dito pelos membros da família, para desespero de sua mãe e de sua madrinha o aspirante a escritor sofre um `porre de cultura', uma espécie de regressão no tempo, manifestando-se como o personagem Juca Barro. Diante desse fato, a mãe de Dito pede ajuda a seu `cumpadi', que a orienta no sentido de chamar um (falso) `benzedô' famoso nas redondezas.
 
Eliminando o mal, Dito casa-se com a filha de um `curticero' conhecido na região e parte para a Capital, a fim de realizar seu sonho. A `cumadi' e o `cumpadi' decidem, então, ir a São Paulo fazer uma surpresa ao Dito: assistir ao seu show ao vivo na rádio. Conseguem chegar depois de se perderem na cidade grande e assistir ao show que é realizado por alguns cantores caipiras que estão iniciando sua carreira musical. Emocionam-se ao saber que o número principal da noite será feito por Dito Historiadô. Só não imaginavam que teriam outra surpresa no meio do show.
 
BARRACÃO DA VÓ - Formado em 2005, o Barracão da Vó surgiu com o objetivo de praticar o exercício do ator em cena e seu diálogo com o público e sociedade. Conduzidos pelos princípios do Processo Colaborativo, a pesquisa focada nas potencialidades do ator e na experimentação cênica permitem ao grupo abraçar múltiplas linguagens estéticas e temáticas, criando um campo fértil ao seu trabalho investigativo. "História do Dito Historiadô" é, assim, uma divertida e dramática contação de história vivenciada.
 
A circulação nacional do espetáculo graças ao prêmio da Funarte já começou a percorrer o País, pelas cidades paulistas de Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Bofetee e Santana do Parnaíba, com Votorantim escolhida para encerrar a circulação no Estado de São Paulo. Em seguida, virão os estados do Paraná, com destaque à cidade de Jaguariaíva, antigo caminho dos tropeiros para o Viamão; Goiás, na cidade de Caldas Novas, e Minas Gerais, nas cidades de Uberaba e Uberlândia. Todas as apresentações são gratuitas.
 
Ainda hoje, às 16 horas, o público votorantinense poderá também participar, no Auditório Municipal "Francisco Beranger" do Encontro Cultural Caipira com causos e músicas de raiz, também integrante do projeto "Memórias de um tempo caipira", do grupo Barracão da Vó.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar