Sábado, 24 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Educação abre cadastro para aluno interessado em estudar de manhã

Publicada em 30/07/2015 às 03:07
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Alunos da rede estadual matriculados no período noturno e que tenham interesse em frequentar as classes do matutino podem fazer a inscrição em um novo canal. A Secretaria da Educação de São Paulo criou um endereço eletrônico especial para os interessados na mudança já neste segundo semestre. Os estudantes devem preencher o formulário disponível no site www.diurno.educacao.sp.gov.br ou ligar para a Central de Atendimento (0800.7700012) e registrar a solicitação. As vagas variam de acordo com as unidades de ensino e região e serão preenchidas levando em conta o ano de nascimento do candidato.
 
O objetivo da Secretaria é facilitar remanejamento de jovens, menores de 18 anos, que tenham uma rotina mais flexível e não precisam adaptar o horário do estudo ao emprego. O resultado será divulgado via e-mail e SMS até o dia 17 de agosto. Para garantir a validade do cadastro, a orientação é de que os alunos completem corretamente os campos dedicados ao endereço eletrônico e celular. "Nosso compromisso é oferecer o ensino noturno de qualidade para os cerca de 60% dos estudantes que hoje precisam conciliar o trabalho com os estudos. Já os adolescentes e jovens que podem e desejam frequentar o período matutino terão mais um canal para realizar a mudança", afirma o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald.
 
As classes no noturno continuarão abertas. Além disso, só serão transferidos aqueles que demonstrarem interesse pela mudança de horário. O histórico escolar e as notas obtidas em provas e avaliações do primeiro semestre seguirão para o novo turno, sem alterações. O aluno que quiser retornar às classes da noite também poderá fazer a qualquer período do ano. Levantamento feito pela Pasta mostra, aliás, mudança significativa no perfil de matrículas no Ensino Médio. Enquanto em 2012 43% dos alunos estudavam no período noturno, hoje o percentual não ultrapassa os 30% em todo o Estado. Por outro lado, o número de estudantes em salas da manhã aumentou para 70%.
 
MATRÍCULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO - Por outro lado, os alunos que estão fora da rede e que querem estudar em uma escola estadual também podem garantir a matrícula antes do volta às aulas. Basta comparecer a uma unidade de ensino e apresentar o documento de identidade (registro geral, certidão de nascimento ou passaporte). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. 
 
A rede oferece classes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O retorno está marcado para 3 de agosto.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar