Sábado, 20 de Julho de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Versão preliminar de documento que orientará direitos de crianças de 0 a 6 anos será apresentada sábado

Publicada em 29/07/2015 às 02:07
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Comitê Municipal pela Primeira Infância realiza no sábado, 1º de agosto, das 9 às 12 horas, no bloco F da Cidade Universitária da Uniso, no km 93,5 da Rodovia Raposo Tavares, a 3ª Oficina da Primeira Infância para apresentação da versão preliminar do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Trata-se do documento que vai orientar, pelos próximos dez anos, as ações do Governo Municipal e da sociedade civil sorocabana na defesa, promoção e realização dos direitos das crianças de 0 a 6 anos de idade.
 
Esta oficina, que será o terceiro encontro desde que Sorocaba tornou-se membro da Rede Nacional da Primeira Infância, reunirá representantes de escolas, organizações públicas e privadas, instituições, profissionais das áreas da saúde, educação, desenvolvimento social, cultura e esportes e demais interessados no tema e irá colher novas propostas e ações para o Plano. A devolutiva do Comitê com relação às sugestões está agendada para o dia 11 de setembro, às 9 horas, no salão de vidro do Paço Municipal.
 
A partir desta quarta-feira, dia 29, por outro lado, o Comitê também está disponibilizando no endereço eletrônico www.sorocaba.sp.gov.br/primeirainfancia os textos da versão preliminar para a leitura prévia. As ações finalísticas - temáticas apresentadas no Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) - que integram o Plano Municipal são Creche e Educação Infantil, Mortalidade Infantil, Violência contra Criança, Assistência Social às Famílias, O Direito de Brincar e Diversidade.
 
O Comitê é formado por representantes das secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade e demais órgãos do Poder Público e instituições da sociedade civil voltadas ao tema e tem se reunido quinzenalmente, desde julho de 2014, para elaboração do Plano. 
 
TRAJETÓRIA DO COMITÊ - Em maio de 2014, Sorocaba tornou-se membro da Rede Nacional da Primeira Infância e, em julho, foi realizada a 1ª Oficina sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância, com a consultoria do Instituto da Infância (IFAN), que orientou sobre os primeiros passos para a elaboração de um Plano Municipal. A partir daí, o Comitê passou a se reunir quinzenalmente discutindo ações e estratégias para sua elaboração. Um dos principais desafios foi o levantamento dos dados e a aferição do diagnóstico de Sorocaba referente à Primeira Infância. Os dados foram cruzados com os equipamentos e serviços oferecidos pelo Município e indicaram as maiores carências e ocorrências no que se refere às crianças de 0 a 6 anos. Com o diagnóstico em mãos, foi possível traçar metas, bem como sugerir ações e políticas públicas para o Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI).
 
Em março deste ano, foi realizada a 2ª Oficina, com a apresentação dos dados e do diagnóstico. Grupos de Trabalho foram formados e sugeriram ações para o Plano. O Comitê realizou, então, uma sensibilização sobre a importância da `escuta' como instrumento de trabalho com crianças. Um dos objetivos do encontro foi capacitar os profissionais para ouvir as propostas das crianças para o PMPI, já que o Plano é direcionado a elas.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar