Quarta-Feira, 22 de Maio de 2019 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< Conferência Regional de Saúde traz propostas de melhoria no SUS

Publicada em 05/07/2015 às 02:07
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Cerca de 200 propostas foram apresentadas na 7º Conferência Regional de Saúde de Sorocaba, que se deu na sexta-feira (3) e ontem na Faculdade de Medicina, no bairro Vergueiro. De acordo com o assessor jurídico do Conselho Estadual de Saúde, Anísio Diego Dourado, as propostas de âmbito regional, estadual e nacional foram representadas por 50% de usuários que devem representar metade da delegação de cada município, 25% de trabalhadores e 25% de gestores e prestadores de serviço. Ele comenta, ainda, que 20 propostas de âmbito regional, apresentadas na reunião de sexta-feira, já tinham sido adicionadas ao relatório final ontem de manhã. “Hoje (sábado) serão escolhidas 20 propostas de âmbito estadual e nacional. Elas devem ser consideradas necessárias na região e em todo o Estado.”
 
O objetivo da conferência, segundo Dourado, foi dar para a sociedade uma ouvidoria para que possam ser apresentadas soluções na melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). “As propostas são construtivas e entre elas estão a criação de hospitais regionais e também uma melhoria nos conselhos de saúde”, ressalta. As ideias de nível regional serão discutidas junto com os gestores das regiões, onde deverá ser dada total transparência para a população para que possam ser cobradas. Já as de nível estadual, serão passadas pela Conferencia Estadual que deve ocorrer de 21 a 24 deste mês. Assim, serão englobadas todas as regiões a fim de discutir os oito eixos que irão constar nas políticas públicas dos próximos quatro anos.  As propostas de nível nacional serão debatidas em Brasília de 1º a 4 de dezembro. 
 
A conselheira do Conselho Estadual de Saúde, Sarah Munhoz, explica que todas as propostas têm grande probabilidade de se consolidar. “Essa conferência está aqui para que possamos buscar sugestões. A intenção é melhorar o que está bom e o que está ruim arrumar.”
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar