Terça-Feira, 31 de Março de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Arquiteta mostra projeto para revitalização da cidade

Publicada em 17/06/2015 às 02:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Nesta quarta-feira (17), a arquiteta e urbanista Isadora Castelli Garcia, formada pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação "Armando Alvares Penteado" (Faap), de São Paulo, apresentará em audiência pública na Câmara Municipal, no Parque da Boa Vista, seu trabalho de conclusão de curso, que objetiva tornar a cidade de Sorocaba mais democrática social e ambientalmente.
 
Denominado "Do Lugar ao Espaço Vivenciado", o projeto prevê a instalação de parques, ciclovias, praças, áreas verdes e edifícios de uso misto, entre outras intervenções. Segundo o professor de Planejamento Urbano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faap e co-orientador de Isadora, o arquiteto Sérgio Sandler - que dividiu o empenho com o professor e também arquiteto Francisco Barros -, a proposta é a revitalização de um importante espaço da cidade, por meio de equipamentos urbanos, a serem instalados em uma área situada na orla fluvial urbana do rio Sorocaba. Nesse espaço, funcionou uma planta industrial da Gerdau, a antiga Siderúrgica Aparecida, na rua Padre Madureira, hoje abandonada e declarada como área de utilidade pública municipal.
 
A proposta parte da ideia de que a revitalização resultará também na conexão dessa área com a malha urbana situada do outro lado do rio, mais desenvolvida, interligando, assim, os dois lados da cidade, hoje insuficientemente conectados. "Trata-se de um trabalho oportuno e feliz de uma jovem profissional nascida em Sorocaba, cujo olhar sensível e inteligente sobre a cidade possibilitou uma proposta de intervenção interessante para a melhoria da qualidade de vida da comunidade", afirma o professor Sérgio Sandler, que também estará presente na audiência pública na Câmara, agendada pelo vereador José Antônio Caldini Crespo e que contará ainda com a participação de representantes de outras universidades e entidades do setor.
 
O objetivo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faap é, aliás, desenvolver nos alunos habilidades técnicas, capacidade estética e visão da funcionalidade para criar projetos arquitetônicos e paisagístico, planejar intervenções urbanas e projetar a construção de edifícios, monumentos, residências, objetos móveis e elementos visuais. 
 
A audiência começa às 19h30 e é aberta à participação de todos os interessados.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar