Domingo, 5 de Abril de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Drogas e Direitos Humanos são tema de seminário hoje na UFSCar

Publicada em 17/06/2015 às 02:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Centro Regional de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas (CRR-UFSCar) e a subsede de Sorocaba do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo promovem nesta quarta-feira, dia 17, a terceira edição do seminário "Drogas e Direitos Humanos: a construção de redes humanizadas de atenção e cuidado". O evento tem o objetivo de investir na formação da comunidade acadêmica e dos profissionais que prestam assistência a usuários de álcool e drogas da região de Sorocaba, ampliando o debate em torno da articulação do cuidado ao usuário e os direitos humanos, a partir de alternativas progressistas de tratamento que garantam respeito ao dependente. Entre os temas, serão debatidos os desafios atuais da construção de redes de cuidado aos usuários de drogas em contextos locais e a humanização das redes de atendimento. 
 
O seminário, que começa às 9 horas no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCar local, que fica no bairro de Santa Rosália, à rua Maria Cinto Biaggi, 130 (ao lado do Hipermercado Extra), vai contar com a participação do professor Telmo Mota Ronzani, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e de Raul Carvalho Nin Ferreira, do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, além de docentes e pesquisadores da UFSCar e da USP. As inscrições serão feitas no local, a partir das 8 horas, e o evento é aberto a todos os interessados no tema, tendo como público-alvo pesquisadores, participantes dos cursos do CRR e operadores no campo de cuidado de usuários da região. 
 
A programação será iniciada com a mesa-redonda "Os desafios atuais da construção de redes de cuidado aos usuários de drogas em contextos locais", com Adriana Caldeira de Oliveira, professora do Departamento de Ciências Humanas e Educação do Câmpus Sorocaba da UFSCar e vice-coordenadora do CRR; professor Telmo Mota Ronzani e Marcos Roberto Viera Garcia, coordenador do CRR e do projeto "Fortalecendo Nós: aprimorando a rede de atenção intersetorial na atenção aos usuários de álcool e outras drogas em Sorocaba". Das 13 às 15 horas, acontece a Roda de Conversa "A humanização das redes de atendimento a usuários de álcool e drogas", com alunos e ex-alunos dos cursos do CRR, encerrando-se, das 15 às 17h30, com a mesa-redonda "Atenção Territorial e Direitos Humanos", com Sérgio Garcia Jr., coordenador da Subsede de Sorocaba do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Raul Carvalho Nin Ferreira, do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado; e Ilana Moutian, pós-doutoranda no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e conselheira regional de Psicologia de São Paulo. 
 
CRR-UFSCar - O CRR-UFSCar-Sorocaba é um dos Centros Regionais de Referência brasileiros de formação permanente, aprovados pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad), como parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado pelo governo federal no final de 2010. É vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação, do Centro de Ciências Humanas e Biológicas do câmpus local da UFSCar. Visa contribuir no aprimoramento técnico dos profissionais das diversas áreas que atuam na atenção aos que fazem o uso prejudicial de drogas.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar