Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< 2ª Semana do Bebê começou ontem

Publicada em 16/06/2015 às 02:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foto: Zaqueu Proença/Secom-PMS
Começou nesta segunda-feira (15) a 2ª Semana do Bebê de Sorocaba, que tem como tema "Todos juntos pela Primeira Infância". Até domingo (21), palestras, workshop, oficinas, roda de conversa, `shantala' e dança circular fazem parte da extensa programação gratuita, que tem como objetivo discutir ações e iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. "Hoje estamos realizando ações como a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, pela prioridade que este governo dá às questões relativas à ela. Inclusive, este foi um dos nossos compromissos de campanha. Precisamos de uma legislação para termos ações concretas e permanentes, independente de quem governe esta cidade", destacou o prefeito Antônio Carlos Pannunzio na abertura oficial da Semana do Bebê, na Sala Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, no Centro. Na ocasião, o prefeito ainda assinou decreto que institui a 2ª Semana do Bebê. "Esta programação foi pensada e repensada pelo Comitê Municipal pela Primeira Infância, que também está discutindo o nosso Plano. Queremos conscientizar a comunidade, especialmente as mães e gestantes, sobre os cuidados que devemos ter com os bebês, principalmente na primeiríssima infância. Agradeço a presença de todos vocês", acrescentou a primeira-dama do Município, Maria Inês Moron Pannunzio, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
 
Para a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social, as políticas públicas desenvolvidas para a Primeira Infância são as que mais impactam no futuro. "Promovendo ações nesta área estamos propiciando condições para as crianças terem seu desenvolvimento pleno. Com isto, teremos crianças felizes e adultos mais preparados para conviver socialmente", afirmou a vice-prefeita, que também é médica, enquanto o secretário interino da Educação, Flaviano Agostinho de Lima, elogiava a iniciativa: "Este trabalho é muito importante para que possamos enriquecer e aprimorar as nossas políticas públicas", enfatizou. 
 
A abertura ainda contou com a apresentação do Projeto de Musicalização da Secretaria da Educação do Município e da contadora de histórias Vivian Catenacci.
 
PROGRAMAÇÃO - A 2ª Semana do Bebê terá mais de oitenta atividades gratuitas em vários locais . Voltado para o público em geral, mas especialmente para mães, gestantes e crianças, o evento promove oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais com foco em temas como amamentação, importância do brincar e a formação de profissionais, entre outros. Nesta terça-feira (16), às 14 horas, a professora Maria Inês Moron Pannunzio vai ministrar palestra sobre "O Protagonismo Infantil - uma Abordagem Educativa", no auditório da Biblioteca Municipal, no Parque da Boa Vista. Voltada a auxiliares de Educação, professores, gestores e pais, mostrará a experiência toscana nesta área.
 
Amanhã, quarta-feira (17), por outro lado, às 8h30, será realizada a oficina "Amamentação e vínculo mãe e filho", na UBS do Wanel Ville. No período da tarde, às 14 horas, haverá oficina de Shantala: Massagem para bebê e Saúde Mental na UBS Lopes de Oliveira. Na quinta-feira (18), das 9 às 11h30, o dr. Gustano Stanislau vai abordar o tema "Mães dependentes químicas" no auditório da Biblioteca Municipal e, às 14 horas, acontecerá o Cine-Debate "Tarja Branca", oferecido pelo Instituto Alana, no auditório da Escola Municipal "Dr. Getúlio Vargas", na avenida Dr. Eugênio Salerno. Outra opção será a atividade "Brincadeiras para experimentar em família - Proposta de sensibilização com pais e bebês para exploração do espaço de forma lúdica", das 16 às 19 horas, no Sesc. No dia seguinte, sexta-feira (19), das 9 às 11h30, será ministrada a palestra "Racionalização das relações de gênero na Educação Infantil", com o professor mestre Flávio Santiago, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no Alto da Boa Vista, e para encerrar a programação, no sábado (20) e domingo (21), a Secretaria da Cultura vai promover atividades especiais dentro do Projeto "Viva a Cultura".
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar