Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Orquestra de Cordas faz seu concerto de estreia amanhã Novo grupo da Fundec é constituído de 35 integrantes

Publicada em 16/06/2015 às 02:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foto: Divulgação
Um novo grupo musical está surgindo em Sorocaba. A Orquestra de Cordas da Fundec fará seu concerto de estreia nesta quarta-feira (17), às 20 horas. Será na própria Sala Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro.
 
O novo grupo, formado por 35 integrantes, foi constituído com a proposta pedagógica de dar a alunos da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) a oportunidade de tocar em uma verdadeira Orquestra, aprimorando seus conhecimentos musicais e preparando-os para futuramente tocar na Orquestra Experimental, na Orquestra Sinfônica de Sorocaba ou em outros grupos também mantidos pela instituição - ou até de outros lugares. "Estamos lançando um grupo que vai enriquecer ainda mais a cultura musical da cidade e vai trazer resultados muito positivos e enormes ao longo do tempo", destaca exultante com os resultados o presidente da Fundec, professor Nélson Raul da Cunha Fonseca.
 
A maioria dos componentes da Orquestra de Cordas tem faixa etária entre 12 e 17 anos e são todos alunos da Fundec. O grupo reúne a experiência de alunos mais avançados e também músicos principiantes, fato que enriquece a troca de experiências entre eles. Segundo Éber Mateus dos Santos, regente da Orquestra de Cordas da Fundec, os músicos que têm mais experiência servem como espelho para os que estão começando. "A troca entre os mais e menos experientes vai ajudar a equilibrar o nervosismo na hora da primeira apresentação", afirma esperançoso.
 
Os 35 membros da nova Orquestra estão divididos entre os naipes de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O concerto de estreia terá um repertório eclético, que mescla o popular e o erudito. Entre as músicas do programa, estão "The Fairy Queen - Prelúdio", de Henry Purcell; "Por una Cabeza", composição de Carlos Gardel que é tema do filme "Perfume de Mulher"; e a famosa "Happy", de Pharrell Williams. Além das cordas, em algumas músicas a Orquestra será acompanhada por piano e percussão.
 
O LEQUE DA FUNDEC - Além da estreante Orquestra de Cordas, a Fundec tem outros grupos, como a própria Orquestra Sinfônica de Sorocaba, que conta com 45 músicos e 65 anos de história; a Orquestra Experimental, criada pela Fundec em 2000 e que reúne aproximadamente 47 estudantes; a Orquestra Orff, voltada para expressão corporal e percussão, com o objetivo de enriquecer o estudo dos alunos de musicalização infantil; e a Orquestra de Câmara, que tem como objetivo promover, pesquisar e divulgar a diversidade de obras do universo camerístico e despertar o gosto do público à música de câmara. A Fundação conta também com outros grupos, tais como a Banda Sinfônica da Fundec, a Big Band, o Grupo de Choro, o Quarteto de Cordas, o Quinteto de Metais e o Núcleo de Artes Cênicas (NAC), entre outros, além de corais.
 
SERVIÇO - Os ingressos para o concerto de estreia da Orquestra de Cordas da Fundec amanhã à noite custam R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia entrada). A venda será realizada nesta própria quarta-feira (17), a partir das 8h30, no local.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar