Sábado, 7 de Dezembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Estudantes aprendem sobre Tropeirismo em Passeio Histórico de Votorantim

Publicada em 02/06/2015 às 01:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foto: Secom/PMV
O Passeio Histórico de Votorantim realizou uma edição especial em alusão à chegada da Tropeada Paulista na sexta e sábado na cidade, quando cerca de 150 cavaleiros e muladeiros passarão pelo Município, com destino a Sorocaba, aprendendo, assim, sobre o que o movimento tropeiro significou para o desenvolvimento econômico e social de toda a região e do próprio País. A atividade envolveu alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola "Comendador Pereira Ignácio", que foram visitar uma estância de criação de muares, localizada no bairro Fornazari, ali mesmo em Votorantim. 
 
Acompanhados das arte-educadoras do Passeio Histórico, os estudantes puderam conhecer um pouco da história do tropeirismo, como uma forma de resgate e promoção da cultura tropeira, para que compreendessem a sua importância à formação do Estado de São Paulo e de outras regiões brasileiras e como ainda está presente na tradição que se manifesta em costumes, alimentação, arte, história e artesanato.
 
Outra parte do Passeio foi conduzida por Robson Andrade, proprietário da estância. A partir daí, os alunos puderam conhecer os animais que compunham as tropas, tais como equinos, asininos e muares e sua criação, além de interagir com alguns animais e visitar o `berçário' da estância. Ainda dentro da programação, houve um `café caipira', servido com café e bolo de fubá feito no fogão à lenha. Assim, além de conhecer sobre o tropeirismo e o muar moderno, os alunos puderam aprender também alguns aspectos da vida do campo e caipira e sua culinária.
 
O Passeio Histórico de Votorantim é uma realização da Prefeitura local, por meio do Museu Histórico e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer. O projeto está em sua segunda temporada e, até o final de 2015, irá atender 1.100 alunos da rede pública de ensino.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar