Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Confraria dos Alquimistas sedia evento pretende de pintura corporal

Publicada em 31/05/2015 às 02:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Body Color Festival, uma competição de pintura corporal, vai reunir neste domingo (31) maquiadores sorocabanos de várias áreas e aproximar o público das linguagens e técnicas de pintura e make-up. O projeto também tem caráter social: a entrada será R$ 7 e a doação de um agasalho para a instituição Lar dos Pequeninos. O evento acontece na Confraria dos Alquimistas, na rua Jorge Kenworthi, 111, das 17 às 23 horas. 
 
O Body Color Festival foi idealizado pelo artista Marco Aurélio Soares, que se inspirou nas tribos tSurma e Mursi, do sul da Etiópia. "Essas tribos são conhecidas por suas exuberantes pinturas corporais. Elas utilizam material vulcânico para obter as mais diferentes cores e pintarem os corpos nus. E utilizam vários adereços, como cascas, flores e folhagem. A natureza lhes fornece um campo vasto de tinturas e enfeites", explica Marcos.
 
A jornalista, maquiadora e blogueira Marília Bar, do Closet Blog, também faz parte da organização e será uma das juradas. Ela conta que a pintura corporal é uma manifestação cultural muito antiga e está presente em várias sociedades, como africanos, hindus e indígenas. "Na sociedade ocidental, é expressa por meio da maquiagem e da tatuagem e é baseada nos mesmos princípios das tribos, embelezar o corpo e expressar algo", ressalta Marília.
 
Para Marcos, a proposta do festival é resgatar a cultura dessas tribos por meio da pintura corporal e make-up, trabalhando a leitura da anatomia do corpo. "O trabalho de pintura corporal é pouco visto aqui na região e a divulgação desse tipo de arte é bem precária. Nossa ideia com o Body Color Festival é fomentar o tema. Sorocaba está articulando bastante. Novos artistas estão surgindo", completa.
 
Marília Bar terá a companhia de Moisés Ameno no júri. Mas o público presente também terá poder de decisão e poderá voltar na hora da premiação. Karla Meneses, Bárbara Ariadene Trombini e Vitor Marfil são os artistas convidados para participar do festival. Além das atrações principais, o evento conta com a música do Dj Rogério Sarda, em um repertório que varia do Mangue Beat à Bossa Nova; para comer, caldo afrodisíaco vegano e lanches vegetarianos; e microfone aberto para quem quiser expressar sua arte na `Hora Poética'.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar