Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Arquitetura tropeira e vida caipira têm eventos no Casarão de Brigadeiro Tobias

Publicada em 29/05/2015 às 02:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Encerrando os eventos que marcam ali a 13ª Semana Nacional de Museus e ainda a 48º Semana do Tropeiro, o Casarão de Brigadeiro Tobias promove dois eventos distintos neste final de semana. Amanhã, sábado (30), das 9 às 10h30, o conservador e restaurador Antônio Luiz R. Sarasá Martin faz uma palestra sobre o saber dos antigos ao utilizar, se relacionar e se harmonizar com a natureza e seus elementos nas construções de suas casas. O tema "O uso da cal nas construções de taipa" faz parte do curso de Zeladoria do Patrimônio Histórico, ministrado por Sarasá, que é especialista na área de Preservação/Restauro e em Zeladoria do Patrimônio Cultural.
 
A atividade é promovida pelo Casarão, um dos principais patrimônios da cidade, inclusive tombado formalmente pelo Condephaat (Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Turístico), em parceria com o Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo, o Centro de Treinamento de Muares 4ª, o Museu Arte Sacra de São Paulo e o Estúdio Restauro Sarasá. Aberta ao público interessado no assunto, a palestra exige inscrição prévia, pois o número de vagas é limitado. 
 
VIDA CAIPIRA - Repetindo uma agenda de valorização da história e da cultura tropeira, durante todo o mês de maio o Casarão de Brigadeiro Tobias recebeu, por outro lado, a visita de centenas de estudantes das escolas públicas, dentro do projeto Roteiro Educador. Além de conhecer de perto as traias usadas pelos tropeiros dos séculos passadas e saber sobre a lida com as mulas, a criançada também teve acesso a informações sobre o uso dos elementos da natureza na prevenção e cura dos muares, por meio de plantas e minerais. O Casarão também abrigou, este período, a 5ª Feira do Rolo, na qual `roleiros' de todo o Interior paulista, além de representantes mineiros e goianos, promovendo um evento de bons negócios e boas histórias. Entre um rolo e outro, as boas histórias fizeram registro nesta atividade que está se tornando tradicional ali.
 
Assim, neste sábado (30) ainda, com os portões abertos o Casarão realiza sua última Roda de Viola Caipira de maio, com a participação do Grupo de Viola São Gonçalo, da cidade de Votorantim. Esta é uma das formas mais tradicionais de diversão e entretenimento de comunidades rurais e o público está convidado. A apresentação acontecerá das 14 às 15 horas.
 
O Casarão de Brigadeiro Tobias está localizado na continuação da rua Antônio Fratti, no bairro de mesmo nome.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar