Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Cerca de 500 novas empresas são abertas por mês no município

Publicada em 29/05/2015 às 02:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O cenário nebuloso pelo qual passa a economia brasileira não desestimula os sorocabanos que planejam abrir um negócio próprio. Em média, são abertas cerca de 500 novas micro e pequenas empresas (MPEs) a cada 30 dias. Aproximadamente metade desse volume é gerado por empreendedores individuais, com faturamento  até R$ 60 mil por ano.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, destaca que Sorocaba não é uma ilha imune à crise, mas que trabalha para superar as adversidades e construir um futuro diferente, oferecendo capacitação e orientação aos empreendedores para formalizarem suas atividades e, assim, criarem novas oportunidades de negócio.
 
Estatística do Espaço Empreendedor da Prefeitura mostra que a dificuldade de colocação no mercado de trabalho, aliado ao desejo de trabalhar por conta própria, faz com que um grande número de sorocabanos decida abrir seu próprio negócio. Na prática, são pequenos empreendimentos que não exigem grandes investimentos, e permitem manter uma renda de sobrevivência aos proprietários.
 
As micro e pequenas empresas desempenham papel fundamental para a economia não apenas de Sorocaba, mas também de todo o Brasil. Nos últimos anos, de acordo com estudo feito pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, as MPEs foram responsáveis por mais de 80% dos empregos gerados no País. Outro indicador positivo de Sorocaba diz respeito à mortalidade das MPEs. Em 2014, 0,3% das micro e pequenas fecharam as portas no município, contra 6% no ano anterior. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar