Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Seminário sobre Tropeirismo debate herança sorocabana a partir de hoje na Fundec Programação inclui passeio pela rota tropeira no centro da cidade

Publicada em 27/05/2015 às 01:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Seminário "Memória e Herança Sorocabana", que terá lugar nesta quarta (27), quinta (28) e sexta-feira (29), na Sala Fundec, à rua Brigadeiro Tobias, 73 (Centro), vai debater esse importante ciclo histórico que contribuiu decisivamente para a formação do povo sorocabano. A programação é gratuita e inclui palestras e bate-papo com os jornalistas Renato Biazzi (TV Globo) e Laura Vieira (TV Tem) sobre a série de reportagens "Caminho das Tropas", além de um passeio pela rota tropeira no Centro de Sorocaba. Promovida pelo Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura da Prefeitura, o Seminário ocorre dentro da programação da 10ª Tropeada Caminho das Tropas/Semana do Tropeiro.
 
No primeiro dia, nesta quarta-feira (27), o jornalista e historiador Sérgio Coelho de Oliveira ministrará a palestra "Iniciação à História do Tropeirismo". Amanhã, quinta-feira (28), será a vez do também jornalista e historiador Geraldo Bonadio falar sobre "Feira de Muares e Registro". Para finalizar as palestras, na sexta-feira, dia 29, a doutora em Arquitetura, Lucinda Ferreira Prestes falará sobre "Herança Tropeira". Todas as palestras terão início às 10h30.
 
Ainda na sexta-feira (29), às 19 horas, será a vez, então, dos jornalistas Renato Biazzi e Laura Vieira conversarem com o público sobre a experiência na produção e reportagem da série "Caminho das Tropas", na qual os dois refizeram o caminho dos tropeiros do Rio Grande do Sul a Sorocaba. O bate-papo ocorre também na Sala Fundec.
 
ROTA TROPEIRA - A programação termina no sábado (30), às 9 horas, com o passeio pelas principais ruas do Centro de Sorocaba por onde passava a rota tropeira. O passeio será guiado por José Rubens Incao, coordenador da Biblioteca Infantil. A saída para a rota tropeira será próxima à praça 9 de Julho, em frente à Casa das Mães e das Crianças.
 
As inscrições para as palestras e o bate-papo são abertas e podem ser feitas no dia, uma hora antes dos eventos, na Sala Fundec. Já o passeio da rota tropeira tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira (29) pelo telefone (15)3211.2911. 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar