Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Unesp estabelece parcerias com instituições francesas

Publicada em 21/05/2015 às 03:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O professor André Rosa, coordenador executivo do Câmpus de Sorocaba da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo "Júlio de Mesquita Filho"), esteve em visita à Université de Lorraine/Nancy e ao Institut de Physiqe du Globe de Paris (IPGP), França, conhecendo a infraestrutura ali disponível, de forma a estabelecer novas parcerias no intercâmbio de alunos, em pesquisa e pós-graduação. Na Universidade de Lorraine, além de reuniões proferiu um seminário para pesquisadores, professores e alunos, demonstrando as características e potencialidades do Câmpus da Unesp em Sorocaba em diferentes níveis de graduação, pós-graduação e pesquisa. Importantes contatos foram estabelecidos para futuros projetos colaborativos, incluindo intercâmbio de pesquisadores e alunos para desenvolvimento de projetos em colaboração em diferentes áreas do conhecimento.
 
No Institut de Physiqe du Globe de Paris (IPGP), por outro lado, além de conhecer este importante Centro de Pesquisas, que faz parte da Université Sorbonne Paris Cité, assinou acordo de convenção de co-tutela no Doutoramento da aluna Cláudia Watanabe, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesp-Sorocaba. Agora, a documentação seguirá para a tramitação no âmbito da Unesp, uma vez que a proposição já foi aprovada pela instituição francesa. 
 
Assim, após a tramitação, a aluna Cláudia H. Watanabe poderá desenvolver cerca de um ano de seu projeto de Doutorado na França, que possui uma estrutura em fronteira do conhecimento em especial, associada a estudos ambientais envolvendo sistemas aquáticos. "Destaca-se, assim, que os convênios que estarão sendo estabelecidos contribuirão sobremaneira no processo de internacionalização do Câmpus de Sorocaba da Unesp e de seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, abrindo ainda a possibilidade de intercâmbios de alunos de graduação em um futuro projeto Brafitec, que poderá estar sendo estabelecido, bem como para novos projetos colaborativos de docentes e alunos da Unidade", comemorou ontem o professor André Rosa. 
 
Os recursos para a visita à França foram obtidos pelo próprio professor André Rosa em edital específico que custeou parte das atividades desenvolvidas e que poderão trazer benefícios diretos para toda Unesp no futuro a um custo praticamente inexistente.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar