Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Trio Animato traz piano, flauta e fagote ao 'Concertos do Meio-Dia'

Publicada em 21/05/2015 às 03:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Com uma formação instrumental diferenciada formada por piano, flauta e fagote, o Trio Animato é que realiza o nono concerto da Série `Mostra de Música de Câmara de Sorocaba', mais conhecida como `Concertos do Meio-Dia'. O concerto será às 12 horas desta quinta-feira (21), no saguão de entrada do Sorocaba Clube, à rua São Bento, 133, junto à praça Cel. Fernando Prestes, exatamente às 12 horas, com entrada franqueada ao público.
 
A proposta do trio - formado pela pianista Thais Valim, pelo flautista André Mendes e pelo fagotista Ricardo Aurélio - é proporcionar ao público a possibilidade de ouvir e apreciar a sonoridade diferenciada da música erudita composta no século XX com uma formação instrumental pouco utilizada pelos compositores. No repertório do concerto, o grupo apresentará o "Trio para piano, flauta e fagote WoO 37", de Ludwig van Beethoven; "Sonate em concert", de Jean Michel Damase, e "Trio H 300", de Bohuslav Martinu.
 
O Trio Animato foi formado em 2014 e já participou em diversos concertos, apresentando seu repertório em Campinas e em Sorocaba, na Sala Fundec, dentro do projeto "A música de câmara e os 100 anos de Guerra Peixe". A pianista Thais Valim é formada pelo Conservatório "João Baptista Julião" e é bacharel em Música pela USP (Universidade de São Paulo). Participou de masterclasses com Caio Pagano, Paulo Álvares e Ricardo Castro e, na área de música de câmara, recebeu orientação de Zygmunt Kubala e Anna Cláudia Agazzi. Foi premiada no 2º Concurso de Piano "Maestro Spartaco Rossi", em Tatuí, no XX Concurso Nacional de Música de Câmara de Araçatuba e na 28ª Oficina de Música de Curitiba. Em 2010, participou da "12th Summer Academy of Music" em Cracóvia (Polônia), tendo aulas com Andrzej Pikul e apresentando-se na Sala de Concertos "Florianka Hall", e, em 2012, do "6th International Joseph Joachim Chamber Music Competition", na "Hochschule für Musik Franz Liszt" em Weimar, Alemanha, junto ao Musicum Trio. Atualmente, leciona piano e música de câmara no IMMS (Instituto Municipal de Música de Sorocaba) e é pianista no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", de Tatuí.    
 
O flautista André Mendes, por sua vez, é formado pelo Conservatório de Tatuí e estudou também na Unesp sob a orientação de Jean Nöel Saghaard, graduando-se posteriormente na UFRS (Universidade Federal do Rio Grande Sul). Integrou a Orquestra de Sopros Brasileira, Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (Ocam/USP) e a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. Em 2006, venceu o concurso jovens solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e, em 2007, participou de uma série de recitais e master classes na Academie Musicale de Villecroze (França), sob a orientação de Christian Lardé. Participou ainda como professor de flauta transversal das três primeiras edições do Festival Internacional do Sesc/Pelotas/RS (2011 a 2013). Foi membro efetivo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre como 2° flauta e piccolo de 2006 a 2012 e, atualmente, integra a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, como primeira flauta solo.
 
Já o fagotista Ricardo Aurélio é pós-graduado nos cursos de fagote e música de câmara  pela Escola Superior de Música de Saarbrücken (Alemanha), onde estudou na condição de bolsista do Serviço de Intercâmbio Alemão. Também é bacharel em fagote pela Unicamp, tendo começado seus estudos em 1992 em Araçoiaba da Serra e no Conservatório de Tatuí. Detentor do 1º prêmio no VIII Concurso Rotary Club (Campinas/1998), I Concurso Bianca Bianchi de Música de Câmara (Curitiba/1999), XV Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil (Piracicaba/2001) e Concurso Nacional de Música de Câmara "Cidade de Araçatuba" (2001), participou de inúmeros cursos no Brasil, EUA e Austrália e, atualmente, é fagote solista da Orquestra Sinfônica de Campinas e membro do "Art'marillis Quintett", quinteto de sopros com o qual atua realizando concertos pela Europa e também turnês pela China e Coréia do Sul.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar