Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Raio X digital agiliza manejo animal em exames no zoológico

Publicada em 21/05/2015 às 02:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A equipe do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” conta com um novo aliado para agilizar o diagnóstico, tratamento e a reabilitação de animais do zoo. Trata-se de um digitalizador de imagens de raio X, importado e de alta tecnologia, adquirido há dois meses, que começou a ser usado agora em abril. O equipamento permitiu a substituição dos filmes radiográficos e possibilita correções técnicas na captura da imagem, sem necessidade de tirar outra chapa, agilizando o manejo do animal examinado, liberando-o mais rápido e com menos estresse.
 
O leitor digital de raio X, da marca Carestream e modelo DirectView Vita CR XE, é novidade no mercado veterinário e seu uso no “Quinzinho de Barros” consolida o zoo de Sorocaba como centro de referência em pesquisa e tratamento de animais, aponta o médico veterinário Adauto Nunes.
 
O novo equipamento é usado junto a um aparelho de raio X convencional que emite radiação. Porém a placa de filme fotográfico usada para capturar a imagem do animal é substituída por um chassi eletrônico, que depois é levado ao leitor, que digitaliza a imagem. A imagem fica armazenada em um computador, em uma sala especial, onde há uma tela de visualização em tempo real e outra - sensível ao toque e com tecnologia LED de alta definição - na sala de atendimento.
 
A ferramenta serve para suporte e orientação em caso de cirurgias e outros procedimentos, e também de uso em treinamentos e aulas. Um software especial permite trabalhar essa imagem na tela, da maneira que o veterinário quiser, como contraste, zoom, tamanho, posição, tonalidade. “Possibilita um diagnóstico mais preciso e de maneira mais ágil. O animal fica menos tempo anestesiado ou imobilizado, e menos chapas são necessárias num mesmo procedimento, o que garante menor exposição radioativa. Facilita tudo para o animal e para o profissional”, destaca Adauto.
 
O software utilizado tem configuração específica para alta qualidade de imagens de animais. “Conseguimos ver detalhes até então imperceptíveis pelas radiografias comuns e ainda temos a possibilidade de corrigir erros na técnica de captura da foto”, ressalta a médica veterinária residente, Vanessa Ribeiro.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar