Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Tapiraí desponta com grande potencial turístico na região

Publicada em 21/05/2015 às 02:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A palestra "O verso e o reverso do turismo: análises e direções", ministrada em Tapiraí pela professora e mestre na área Yara Sílvia Marques de Melo Issa, com apoio do turismólogo Marco Antônio Purves, apontou que o Município desponta com grande potencfial turístico para a região e posição de destaque no Interior, pela proximidade geográfica com a Grande São Paulo. Cerca de 40 pessoas estiveram no plenário da Câmara de Vereadores prestigiando o encontro, entre elas autoridades municipais, comerciantes, pousadeiros e munícipes. Yara Sílvia destacou os pontos fortes de Tapiraí para o ecoturismo, bem como as questões que é preciso aprimorar, tudo com base na pesquisa que foi feita na cidade para o Inventário Turístico de Tapiraí, no qual Yara e Marco estão trabalhando.
 
Segundo a professora, a natureza exuberante, o clima, a receptividade da população e a vasta variedade da fauna e flora tornam Tapiraí uma das grandes apostas no ramo. Ela destacou ainda a importância da criação de eventos em todas as temporadas para que a renda do turismo gire no Município durante todo o ano. "Temos que criar a moda do turismo na cidade. Oferecer pacotes de serviços com diversas atrações e, caso não tenha o que o cliente busca aqui, fazer um roteiro que inclua as cidades da região por exemplo, como é feito no Sul do País, onde o turista fica em uma determinada cidade, mas visita a redondeza também", explicou Yara Sílvia, endossando: "Precisamos pensar no turismo de forma branda, sustentável e garantida, mas que não atrapalhe ou comprometa a qualidade de vida e o bem-estar da população local, para que o reverso não aconteça aqui".
 
Yara Sílvia disse também que planejar o turismo não é só uma questão local, mas se torna fundamental fazer parcerias com a iniciativa pública e privada, comunidade, ONGs, visitantes, etc.. O prefeito Araldo Todesco, de sua parte, agradeceu a presença de todos os participantes e dos palestrantes e destacou que vem trabalhando incansavelmente para colocar Tapiraí dentro dos municípios com Interesse Turístico do Estado. "Estamos fazendo de tudo para sermos escolhidos. Temos potencial, vontade e força para trabalhar, por isso não vamos desistir", finalizou Todesco.
 
BANDA MARCIAL NA FINAL DO CAMPEONATO ESTADUAL - A Banda Marcial de Tapiraí participou da etapa classificatória da edição 2015 do Campeonato de Fanfarras e Bandas do Estado, realizado na cidade de Nova Odessa. Com uma belíssima apresentação, conquistou quatro troféus, sendo dois primeiros lugares e dois segundo lugares. Também foi classificada para a final do Campeonato Estadual, que acontecerá na Capital. Os troféus conquistados por Tapiraí foram na categoria Banda Marcial Infanto-Juvenil, destacando 1º lugar Baliza para Jennifer Araújo, 1º lugar Corpo Coreográfico, 2º lugar Mór para Elielson Braga e 2º lugar Corpo Musical. 
 
Para Bruno Reis, maestro da Banda, esse foi um resultado expressivo. "Ainda somos novos em concursos, mas o esforço e dedicação de cada um, desde alunos à equipe de apoio composta por pais e amigos, faz com que os resultados sejam alcançados. Não posso deixar de agradecer o suporte da Prefeitura de Tapiraí, por meio da Divisão de Cultura e Turismo, e a parceria com a Votorantim Energia e Instituto Votorantim, que tanto nos ajudam", destacou.
 
Em setembro do ano passado, a Banda Marcial de Tapiraí também foi uma das campeãs do Concurso de Bandas e Fanfarras de Franco da Rocha (Cobrafran). Foi premiada em primeiro lugar em três categorias: Balisa, Corpo Musical e Corpo Coreográfico. "É um orgulho muito grande para nós termos a Banda Marcial, que sempre está representando bem Tapiraí e levando o nome do nosso Município a eventos expressivos e alcançando grandes conquistas. Este foi um sonho que se tornou realidade e que enche nosso coração de amor e alegria", comemorou o prefeito Araldo Todesco.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar