Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Procon orienta consumidores para compras do Dia das Mães

Publicada em 06/05/2015 às 03:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Atento aos períodos em que o comércio é mais intenso, seja nas áreas centrais, seja nos shoppings, o Procon Sorocaba dá algumas orientações para que as compras do Dia das Mães sejam tranquilas. Segunda maior data de alta rentabilidade para os comerciantes, é também considerada de grande importância para filhos e pais que querem sempre acertar no presente.
 
Para isso, segundo o diretor de Defesa do Consumidor do Procon Sorocaba, José Antônio de Oliveira Junior, sair às compras já com uma definição daquilo que se quer adquirir é um fator bastante positivo. Segundo explica, a partir daí fica mais fácil comparar preço, qualidade e praticidade do produto. Como sempre, a sugestão é evitar a impulsividade, que leva à compra de produtos totalmente desnecessários. “Pensar antes e pesquisar são atitudes prudentes para não gastar mais do que seu orçamento comporta”, reitera.
 
Na escolha de alimentos ou cosméticos nacionais ou importados, o consumidor deve verificar se a embalagem contém todas as informações sobre os produtos em língua portuguesa. São instruções de uso, características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.
 
Caso a opção seja por roupas ou calçados, o consumidor deve estar ciente de que a loja só é obrigada a efetuar a troca do produto em caso de defeitos na mercadoria. Quando o problema for, por exemplo, o tamanho que não ficou adequado, a cor ou modelo que não agradaram, o estabelecimento está obrigado a trocar o produto se tiver se comprometido no momento da compra. E isso, segundo José Antônio Junior, deve constar por escrito, seja na etiqueta do produto, na nota fiscal, em um cartaz da loja ou em qualquer outro documento que comprove o que foi prometido, junto com as condições necessárias para se obter a troca, como, por exemplo, o prazo.
 
Antes da compra, defina a marca, o modelo, e faça uma pesquisa de preços. Considere, também, a qualidade do produto e as reais necessidades da pessoa que será presenteada. Nem sempre aparelhos mais sofisticados são a melhor escolha.
 
Peça uma demonstração do equipamento ao funcionário da loja. Observe se a voltagem é compatível (110 ou 220 V) e dê preferência aos produtos mais econômicos indicados pelo selo Procel. Estes produtos devem vir acompanhados de manual de instrução, endereço da rede de assistência técnica autorizada e, em caso de haver garantia contratual, o termo de garantia datado e assinado pela loja.
 
Um alerta: exija discriminação correta do produto no pedido ou nota fiscal, bem como condições de pagamento, data de entrega, instalação e valor do frete se houver.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar