Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Missa do Trabalhador espera reunir 10 mil pessoas no Parque das Águas Novena em preparação à Festa de São José Operário, celebrada dia 1º de Maio, começou ontem na Paróquia de Vila Progresso

Publicada em 23/04/2015 às 02:04
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Mais de 10 mil pessoas são esperadas este ano para a Missa do Trabalhador e em honra a São José Operário no dia 1º de Maio, feriado nacional consagrado ao Dia do Trabalho. Pelo terceiro ano consecutivo, a celebração no Parque das Águas, no final da avenida Dom Aguirre, no Jardim Abaeté, é organizada pela Paróquia que leva o nome do Santo, pai adotivo do Menino Jesus e patrono dos trabalhadores (era carpinteiro por profissão), situada na Vila Progresso, e será presidida pelo pároco, padre Wagner Lopes Ruivo, às 18 horas. 
 
A estrutura para acolher os fiéis começará a ser montada no Parque das Águas no próximo dia 30. De acordo com um dos festeiros, Luiz Alberto Pessoti, uma das propostas da missa, além de agradecer a Deus pelas bênçãos concedidas, é fazer a consagração dos trabalhadores a seu patrono, encerrando as festas em honra ao padroeiro da Paróquia de Vila Progresso. Perto de 250 pessoas devem trabalhar, junto aos dez festeiros, na organização. Pessoti conta que a Paróquia faz duas celebrações anuais bastante concorridas no Parque das Águas - uma é essa em honra ao Padroeiro, São José Operário, e a outra no fim do ano, em dezembro, de ação de graças. Em 2014, cerca de 10 mil pessoas participaram das festividades de 1º de Maio no Parque das Águas, ultrapassando a expectativa do ano anterior, quando 4 mil ocuparam as cadeiras espalhadas pelo recinto. 
 
O festeiro explica que muitas pessoas vêm, inclusive, de outros estados, como Mato Grosso e Pernambuco, assim como de algumas cidades do Sul e até de fora do País. "A Paróquia já recebeu mensagens de fiéis que acompanham a Missa do Padroeiro no Exterior, por meio do seu site", contou Pessoti, comentando ainda que são inúmeros os testemunhos de graças já alcançadas, como empregos e curas físicas.
 
Os momentos mais aguardados na missa de 1º de Maio são sempre a entrada do andor com a imagem de São José Operário, que deve ser levado ao Altar uma vez mais pelos soldados da 14ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), e a bênção da Carteira de Trabalho, que padre Vaguinho também faz igualmente questão de realizar todos os anos. Para a liturgia, todos recebem o "Saquinho de São José", para que nele possam ser depositados os pedidos e agradecimentos. Junto ao sacramental, o fiel ganha um folheto de cânticos e uma lembrança. "Neste ano, colocaremos uma imagem do Santo junto ao saquinho", adianta Pessoti.
 
ESTRUTURA - Para que o povo seja acolhido no Parque das Águas, cerca de 5 mil cadeiras serão dispostas pelo local. Por isso, a equipe organizadora pede à pessoa que for participar para levar banco, já que os lugares devem ser prioritários a idosos, gestantes e deficientes físicos. Embora o Parque das Águas ofereça um palco fixo, Pessoti afirma que será preciso cobrir o espaço e colocar telões. 
 
Ao redor dos fiéis, dez banheiros químicos serão instalados, assim como tendas, para a assistência médica, que contará com duas ambulâncias. O festeiro assegura que o recinto será liberado após vistoria do Corpo de Bombeiros e que a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal cuidarão da segurança. Uma solicitação também foi feita à Urbes - Trânsito e Transportes para que mais carros sejam disponibilizados na linha que dá acesso ao Jardim Abeté.
 
NOVENA - Segue até o dia 30 deste mês na Igreja Matriz da Vila Progresso, na rua José Matos Correia, 244, por outro lado, a novena em preparação à Festa de São José Operário. Com o tema geral "São José, rogai por nós!", a cada dia um diferente sacerdote da Arquidiocese é convidado para presidir a celebração e dar bênção aos objetos. 
 
As missas diárias começam às 19h30.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar