Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Votorantim faz destinação de pneus inservíveis, resíduos eletrônicos, pilhas e baterias

Publicada em 21/04/2015 às 13:04
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Eletrônicos também devem ser descartados corretamente (Foto: Divulgação)
Para poder dar o descarte correto de resíduos, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Votorantim realiza projetos e ações que ofereçam medidas adequadas para diversos tipos de materiais. Dentre elas, desde 2013, com o Programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, foram reciclados de aproximadamente 38 mil pneus, entre eles de caminhões, carros, motos e bicicletas, além de milhares de câmaras de ar e tapetes de borracha. 
 
Para o gerenciamento destes resíduos, a Pasta firmou convênio de cooperação mútua com a Associação Reciclanip, que faz o transporte dos pneus, dando-lhes destinação para outras empresas de reciclagem de forma sustentável. Os pneus, por exemplo, são reutilizados ou transformados, em sua maior parte, como material constituinte de pavimentação para asfaltamento em algumas rodovias do País. 
 
O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, explica que o correto gerenciamento do resíduo reduz a quantidade de pneus indevidamente depositados em aterros sanitários, fato que aumenta a vida útil destes locais e reduz a quantidade deste material descartado ao ar livre, colaborando para a diminuição de focos de proliferação do mosquito da dengue e para a despoluição ambiental, já que o tempo de degradação natural dos pneus é indeterminado. 
 
O Ecoponto de Pneus, localizado no Paço II, rua avenida Moacir Oséias Guiti, 41, é coberto e preparado para o recebimento e estocagem do material, onde qualquer cidadão votorantinense pode entregar os pneus sem uso. Além do encaminhamento dos pneus para a reciclagem, a Secretaria do Meio Ambiente reutiliza esses pneus, sendo reaproveitados em balanços em playground, jardineiras, divisórias e escoras de jardins, bicicletários, lixeiras e em suporte de estruturas de decoração. Para não acumularem água, a Pasta executa seis perfurações em todos os pneus encaminhados para a reutilização.
 
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS, PILHAS E BATERIAS - Por outro lado, por meio do Programa de Coleta e Destinação de Resíduos Eletrônicos, Pilhas e Baterias, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura votorantinense também encaminhou aproximadamente 15 toneladas de materiais eletrônicos (principalmente computadores, televisores, telefones e impressoras), pilhas e baterias que vieram dos moradores do Município. Os Ecopontos exclusivos de resíduos eletrônicos localizam-se na sede da Secretaria, no Parque do Matão, e no galpão do Paço II. Além destes dois locais, a Prefeitura dispõe de mais outros 27 pontos exclusivos de coleta de pilhas e baterias distribuídos em locais estratégicos da cidade, tais como supermercados, postos de combustível, terminal de ônibus, comércios e escolas, entre outros. 
 
Por meio do Programa "Escola Sustentável", as escolas envolvidas receberam da Secretaria do Meio Ambiente e da concessionária Águas de Votorantim os novos coletores de pilhas e baterias confeccionados a partir do reaproveitamento de tubos de PVC, com 10 centímetros de diâmetro. Com isso, as unidades de ensino também passaram a ter um Ecoponto de entrega de pilhas e baterias.
 
Para o gerenciamento destes resíduos, foi estabelecido pela Prefeitura parceria com o Núcleo de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba, Cooperativa de Coleta Seletiva Reviver e a empresa Alliance, que faz o transporte dos componentes eletrônicos em quantidade, dando-lhes tratamento e destinação adequada para outras empresas de reciclagem. Uma parcela dos resíduos eletrônicos é ainda destinada à Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim (Coopervot), que mantém uma pequena cobertura para o recebimento deste tipo de resíduo.
 
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, quanto mais os cidadãos evitarem o descarte indevido dos rejeitos eletrônicos, pilhas e baterias, mais contribuirão para a preservação da natureza e da saúde da população em geral, pois estes materiais possuem inúmeras substâncias tóxicas e metais pesados que podem ser carregados pela água e provocar doenças. Nos Ecopontos de recebimento permanentes de resíduos na cidade, os votorantinenses podem descartar os seguintes materiais: pneus inservíveis, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias, materiais recicláveis, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha e bitucas de cigarro.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar